Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
a partir desta segunda

Facebook lança espaço para compra e venda de produtos dentro da rede social

Função de compra e venda entre usuários do Facebook chega ao Brasil para concorrer com Mercado Livre e OLX

 | Divulgação/
Facebook
(Foto: Divulgação/ Facebook)

O Facebook lançou nesta segunda-feira (22) uma função de compras e vendas dentro da plataforma. O novo campo, chamado de Marketplace, permite que pessoas encontrem, anunciem e vendam produtos. A novidade já estava em funcionamento em 46 países e agora chega ao país para competir com outras plataformas de compra e venda entre pessoas físicas, como Mercado Livre e OLX.

Para usar a nova função, basta acessar o Facebook e clicar no ícone escrito Marketplace. Depois, utilize o campo de pesquisa para encontrar produtos de seu interesse. Os resultados são filtrados pela rede social de acordo com o local de busca, categoria e preço.

Já quem quer vender um produto, basta acessar a função Marketplace, tirar uma foto do produto, descrever seu item e estabelecer um preço. As pessoas vão ver seu anúncio e, se tiverem interesse, entrar em contato via Messenger pedindo para comprar o item.

Intermediação

Vale ressaltar que o Facebook atua somente como uma plataforma de intermediação entre compradores e vendedores. A empresa não se responsabiliza pelos itens vendidos, nem pelos acordos feitos dentro da plataforma. O pagamento e e entrega são responsabilidades do comprador e do anunciante, respectivamente.

O modelo já está em funcionamento em 36 países e, segundo a rede social, as três principais categorias com as quais as pessoas mais interagiram no decorrer dos três últimos meses foram veículos, móveis e computadores e eletrônicos.

A nova função começa a ser disponibilizada gradualmente a partir desta segunda-feira (22) a usuários de todo o país.

Formalização dos grupos de compra e venda

O novo serviço do Facebook chega ao Brasil para formalizar, também, algo que já acontecia dentro da plataforma. De acordo com a própria rede social, 550 milhões de pessoas visitam grupos de compra e venda no Facebook todos os meses no mundo.

“Sabemos que as pessoas já usam o Facebook para comprar e vender entre elas em suas comunidades e, agora, estamos tornando esse processo mais fácil”, disse Karandeep Anand, diretor de gestão de produto do marketplace do Facebook, em nota.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.