• Carregando...
Linha de produção da Perkins | Ivonaldo Alexandre /Gazeta do Povo
Linha de produção da Perkins| Foto: Ivonaldo Alexandre /Gazeta do Povo

A Perkins, fabricante de motores para o segmento fora de estrada do grupo Caterpillar, vê nos resultados positivos no agronegócio motivos para justificar o bom desempenho no país e enxergar possibilidades de investimentos a longo prazo. Em cerimônia, realizada nesta terça-feira (7) na unidade na Cidade Industrial (CIC), a empresa comemorou a marca de 250 mil motores, obtida após 14 anos de atividades no Paraná.

A sede na capital do estado produz motores da série Perkins 1100, mecânicos e eletrônicos de 3, 4 e 6 cilindros, próprios para veículos fora de estrada. A programação contou com clientes e distribuidores da empresa e entregou a unidade de número 250 mil, com placa e um livro com a assinatura de todos os empregados da unidade — cerca de 130 — à Stemac, uma das companhias clientes da empresa no Brasil. O motor ficou pronto no fim da tarde da última segunda-feira (6). 

A agropecuária registrou a maior expansão em mais de 20 anos no primeiro trimestre do ano: 13,4% em relação aos primeiros três meses de 2016. Foi a maior alta entre os setores calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e tirou a economia do país de um ciclo de oito trimestres seguidos em queda, fazendo com que o Produto Interno Bruto (PIB) avançasse 1,0% ante ao quarto trimestre do ano passado. 

“Pensar em investimentos no Brasil neste segmento é pensar em longo prazo”, afirma Rodrigo Chibior, gerente da unidade em Curitiba, sem detalhar volumes de investimento devido a uma diretriz global da corporação. “Eu diria que não foi ele [o agronegócio] que pagou as contas [da empresa]. Ele ajudou muito a gente a se manter no nível em que a gente está, mas os investimentos em agronegócio vão continuar perenes”, completa. E acrescenta que entre as metas da unidade brasileira está uma entrada maior no setor de infraestrutura. 

Por sua vocação para o agronegócio — com 85 anos de atividade, a empresa nasceu fabricando motores para tratores agrícolas —, a companhia vê possibilidades reais de céu de brigadeiro no setor, o que permite pensar em mais investimentos no país. “A população mundial em 2050 pode chegar a nove bilhões de habitantes. O Brasil continua não só fabricando comida, mas a proteína que vai sustentar a comida de toda essa população”, destaca Chibior. “Temos demanda garantida para investimento agrícola, em geração de energia, em infraestrutura e em industrial. Estamos muito seguros do que estamos fazendo no país”, reforça.

Marca histórica 

“A produção de 250 mil motores é a oportunidade para celebrar o sucesso que atingimos na América Latina”, comemorou Phillida Irving, gerente global de marketing da Perkins, ao falar para clientes e parceiros presentes na cerimônia. Por questões estratégicas, a empresa não informa quanto o Brasil e a América do Sul representam no faturamento mundial da empresa. 

Um pouco antes, em conversa com jornalistas, Phillida informou que, mesmo diante da crise econômica enfrentada pelo país, o grupo pretende continuar os investimentos na unidade no Paraná, por entender que tanto o país quanto a América do Sul oferecem possibilidades reais de crescimento. 

“A gente teve o prazer de estar aqui quando montou o motor número 1”, lembrou Chibior. “Em 14 anos conseguimos chegar nessa marca. Nosso objetivo é que os próximos 250 mil sejam mais rápidos. Não é apenas um número, é uma marca histórica para nós”, comemorou. 

A unidade instalada na CIC tem hoje capacidade anual para produzir 80 mil motores. No mundo, o número é de 800 mil por ano. A fábrica no Brasil atende clientes nos Estados Unidos, Canadá e América do Sul. O volume de exportação do que é produzido na planta em Curitiba varia, em um ano, de 12% a 25%. No continente sul-americano, os principais destinos dos produtos da marca são Argentina, Peru e Colômbia. 

A unidade comemora 12 anos de atividades sem acidentes com afastamento. No ano passado, obteve o primeiro lugar entre as médias empresas no ranking Great Place to Work. Ao intensificar reuniões com funcionários para incentivá-los a atuarem como parceiros de negócios, registrou retorno positivo e boas ideias, o que garantiu à empresa a certificação ISO 14 mil, com foco em sustentabilidade. 

A Perkins Curitiba obteve ainda a certificação MAR-1 para veículos fora-de-estrada no Brasil para motores mecânicos e eletrônicos. Em vigor desde 1 de janeiro deste ano, a segunda fase do a MAR-1 para máquinas agrícolas estabelece os novos limites de emissões que exigem, por exemplo, a utilização de diesel com teor de enxofre reduzido. 

Lançamentos globais 

Phillida classificou 2017 como um ano desafiador. No período, o grupo lançou, globalmente, a linha de motores Syncro e o SmartCap, dispositivo de baixo custo para motores eletrônicos e mecânicos, que gera informações sobre o funcionamento do motor e permite ao usuário obter dados sobre a necessidade de intervenções preventivas. Os equipamentos ainda não estão disponíveis no Brasil. 

Para proprietários de máquinas com tecnologia Perkins no Brasil e na América Latina, a companhia disponibiliza o My Engine, aplicativo disponível para os sistemas iOS e Android que oferece a localização de um distribuidor mais próximo. 

A Perkins está presente em 180 países, com 97 distribuidores globais e 3.500 pontos de venda. Na América do Sul, atua em nove países e conta com dez distribuidores. A unidade com sede em Curitiba tem entre seus clientes empresas como Massey Ferguson, Stemac, Hyundai e Heimer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]