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| Foto: Gustavo Ribeiro/Divulgação

A Via Varejo, dona da Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com, lançou sua primeira loja com vitrine digital de produtos em tamanho real e realidade virtual para exposição de móveis. Chamada de loja física virtual, a unidade foi inaugurada na terça-feira (23) no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, e leva a bandeira Pontofrio. A intenção do grupo é usar essa loja como um laboratório de testes para as novas tecnologias de varejo e atendimento ao consumidor. Mais duas unidades no mesmo formato podem ser abertas até o fim do ano.

A nova loja do Pontofrio é a primeira do grupo a comercializar todos os produtos à venda no e-commerce da marca. Alguns produtos, como eletrônicos e eletrodomésticos, estão expostos. Mas a grande maioria está disponível através de telas interativas, em que é possível acessar informações técnicas sobre os produtos. A compra é feita digitalmente, acionando um dos vendedores da loja.

Algumas das telas disponíveis funcionam como vitrines vivas. Com com 2,3 metros de altura, há painéis na loja que exibem em tamanho real modelos de geladeiras, fogões e máquinas de lavar e secar.

Vitrines digitais em tamanho real na nova loja do Pontofrio, no Shopping Vila OlímpiaGustavo Ribeiro/Divulgação

Outra novidade é a realidade virtual para móveis, com uma ferramenta que simula os objetos virtualmente em ambientes reais. Com esse sistema, os clientes podem escolher cores, tamanho e a linha de móvel mais adequada ao seu ambiente.

Espaço para realidade virtual na nova loja do Pontofrio, no Shopping Vila OlímpiaGustavo Ribeiro/Divulgação

Já na área de celulares, ao pegar um aparelho em exposição, o cliente verá um vídeo-tutorial com as principais características do aparelho. Esse vídeo será mostrado nas telas de exibição na mesa de telefonia da loja, onde estão localizados os aparelhos. E, como cada smartphone apanhado pelos clientes é contabilizado pelo sistema, a companhia consegue mensurar quais produtos despertaram mais interesse pelo consumidor.

Outras tecnologias presentes são câmeras com sensores que leem as expressões faciais do cliente para medir o nível de satisfação e rede Wi-fi gratuita ao consumidor que se comunica com um software para mapeamento do comportamento de circulação dos clientes. A loja possui, ainda, um espaço para os clientes testarem os produtos.

Em entrevista à agência Reuters, o diretor do modelo de vendas da Via Varejo, Marcelo Nogueira, afirmou que mais duas lojas no formato podem ser abertas até o fim do ano. A unidade do Shopping Vila Olímpia vai funcionar também como um laboratório vivo para a Via Varejo, pois será na unidade que a companhia vai aplicar todas as novidades de atendimento ao consumidor e de tecnologia para o varejo.

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