• Carregando...

O Grupo Pão de Açúcar informou nesta quinta-feira que prevê vendas brutas para a Nova Globex, formada a partir da união das operações do Ponto Frio e da Casas Bahia, superiores a 20 bilhões de reais em 2011.

A Nova Globex, que será formada em novembro, concentrará todos ativos de eletrodomésticos do grupo --Ponto Frio, Casas Bahia e Extra Eletro. Na primeira metade de 2010, as vendas brutas das três empresas somaram 8,946 bilhões de reais, sendo que a Casas Bahia respondeu pela maior parcela, com 6,562 bilhões.

Juntas, as empresas contabilizam 1.022 lojas distribuídas em 12 Estados, 67,4 mil funcionários, 9,2 milhões de clientes ativos e 16 bilhões de reais em disponibilidade de crédito.

Para o ano que vem, a companhia prevê a abertura de 15 lojas, com investimentos da ordem de 33,4 milhões, além de 50 reformas e conversões, cujo aporte será de 40 milhões.

Segundo a companhia, o processo de integração da Nova Globex, cuja participação do Pão de Açúcar será de 53 por cento e da família Klein, de 47 por cento, deve ser concluído em 18 meses.

A maior varejista do país também afirmou que as sinergias capturadas com a fusão devem ficar entre 510 milhões e 850 milhões de reais por ano, a partir de 2011.

O montante é equivalente a entre 3 e 5 por cento das vendas líquidas do grupo, segundo apresentação divulgada ao mercado.

Não ficou imediatamente claro se o montante previsto em termos de sinergias deve ser mantido a partir de 2012. Analistas que acompanham o setor de varejo esperavam, em média, 2 bilhões de reais com base nos dados divulgados em dezembro de 2009, quando o Pão de Açúcar adquiriu o controle da Casas Bahia.

"Durante o primeiro anúncio do negócio, o Grupo Pão de Açúcar informou esperar ganhos de sinergia de cerca de 2 bilhões de reais", ressalta o Citi, em relatório recente.

Procurada pela Reuters, a companhia não estava imediatamente disponível para comentar os números.

Ainda de acordo com as metas apresentadas nesta quinta-feira, a margem Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para a Nova Globex deve ficar entre 4,5 e 6 por cento no ano que vem, enquanto a margem bruta pode superar 25,5 por cento.

Os investimentos da nova companhia, por sua vez, devem somar de 100 milhões a 120 milhões de reais. Vale destacar que as metas apresentadas não incluem as operações de comércio eletrônico da Nova Globex, que formará a Nova PontoCom.

O Pão de Açúcar adquiriu o controle da Casas Bahia no início de dezembro. Após passar por um processo de revisão, a pedido da Casas Bahia em abril, o acordo de fusão foi retomado em julho, com termos mais favoráveis para a família Klein.

As ações do Pão de Açúcar subiam 2,37 por cento às 11h45 desta quinta-feira, cotadas a 62,56 reais. Enquanto isso, o Ibovespa mostrava ganho de 0,38 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]