Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Financiamento

Nova regra do Banco Central incentiva uso da poupança na casa própria

BC tenta estimular emissão de título de crédito imobiliário

Saques recordes da poupança reduziram crédito para habitação. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Saques recordes da poupança reduziram crédito para habitação. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

O Banco Central alterou nesta quinta-feira (11) a regra de aplicação mínima de recursos da poupança na área habitacional. A mudança tem como objetivo viabilizar uma das medidas de incentivo ao crédito anunciadas em janeiro. Há duas semanas, o Ministério da Fazenda informou que o FGTS vai aplicar R$ 10 bilhões em CRIs (títulos com lastro em financiamentos habitacionais). A ideia é que os bancos vendam suas carteiras dentro desse modelo de negócio e reapliquem o dinheiro em novas operações.

A parcela da carteira vendida, pela regra que mudou nesta quinta, deixava de ser considerada no cálculo da aplicação mínima de 65% dos recursos da poupança em crédito habitacional. Quando o banco não cumpre a regra de aplicação mínima, o valor que não foi emprestado fica retido no BC sem ser remunerado, como forma de punição. Por isso, o BC decidiu que os bancos terão 12 meses para reaplicar o dinheiro, proporcionalmente ao que foi recebido pela venda da carteira.

Para o BC, a medida cria condições para uma instituição financeira obter novos recursos e aplicá-los em novos financiamentos imobiliários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.