Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Novo golpe: você pode virar fiador sem ser informado

Donos de imóveis devem dobrar a atenção na hora de alugar a casa, pois podem acabar no prejuízo. Inquilinos que não conseguem fiadores estão buscando uma saída fácil, barata e que beira a ilegalidade. Eles compram documentos de falsos fiadores, apresentam nas imobiliárias e conseguem alugar o imóvel. Se o locatário der calote e o proprietário acionar o fiador, a surpresa não será nada agradável. Há casos em que o fiador não assinou o contrato e sequer conhece o inquilino. Moral da história: o locador descobre que caiu em um golpe.

- A má notícia é que esse estelionato tende a crescer nos próximos anos. É cada vez mais difícil encontrar alguém disposto a ser fiador e as outras alternativas, como o seguro-fiança, são caras - destaca José Augusto Viana, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP).

Para Viana, esse é um problema crônico, que requer faro apurado dos corretores imobiliários.

- É preciso conferir muitos documentos para tentar se prevenir desse golpe - afirma.

A empresária Isabel Gomes Marcos foi surpreendida há três anos com uma intimação para comparecer na delegacia. Ela foi denunciada por uma imobiliária.

- Quando fui ao distrito policial, fui informada que um inquilino me apresentou como fiadora e a imobiliária estava abrindo um processo de execução contra mim. O inquilino devia vários aluguéis - lembra Isabel.

A empresária contratou um advogado, mas o imbróglio persiste até hoje.

- Tenho certeza que os estelionatários conseguiram meus documentos a partir da escritura do imóvel dado como garantia, que é uma casa que vale R$ 400 mil. Eles falsificaram parte desses documentos e começaram a vendê-los - relata.

Isabel já foi a mais de dez delegacias dar explicações e comparar a sua assinatura com as dos contratos.

- Eles até reconheceram firma no meu nome - conta.

Hoje, Isabel responde a quatro processos e está com o nome sujo. Segundo a polícia, é difícil encontrar os responsáveis por esses crimes. Um dos inquéritos que investiga os crimes cometidos contra ela já foi até arquivado, sem que os responsáveis fossem encontrados. Outro está em andamento: a polícia busca o inquilino.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.