• Carregando...

O novo Governo grego de união nacional, liderado por Lucas Papademos, fará seu juramento nesta sexta-feira, em uma audiência que abre uma agenda acirrada para os próximos cem dias, fundamentais para definir o futuro da Grécia.

A primeira tarefa do primeiro-ministro é confirmar a vontade do país de manter a estratégia de austeridade e reformas para que a zona do euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberem o sexto lance de 8 bilhões de euros da ajuda aprovada em 2010, o mais tardar em 15 de dezembro.

Esse dinheiro é essencial para que o Governo grego continue pagando salários, pensões e sua dívida. A expectativa é de que nos próximos dias funcionários do FMI, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu analisem o avanço das medidas adotadas em Atenas para reduzir os gastos públicos.

Essa visita servirá para negociar as condições de aplicação do segundo plano de resgate, aprovado em 26 de outubro, e que inclui um novo empréstimo de 130 bilhões de euros. O plano contempla também o perdão de 50%, ou cerca de 100 bilhões de euros, da dívida contraída pela Grécia com os bancos internacionais.

Na próxima semana, o novo Governo terá que iniciar o debate parlamentar do Orçamento Geral de 2012, com o ambicioso objetivo de passar de um déficit de 8,9% registrado em 2011 a um superávit primário no próximo ano.

O novo Executivo também deve acelerar o programa de privatizações de empresas e órgãos públicos, com o qual espera obter 50 bilhões de euros até 2015. Esse programa contempla uma primeira venda de ativos estatais no valor de 1,7 bilhões de euros antes do fim de 2011.

Outra tarefa que deve ser realizada antes do fim do ano é a redução de 30 mil funcionários do setor público, mais um passo do plano que pretende reduzir em 30% o número total de empregos públicos até 2015.

Após fazer o juramento do cargo, o novo Governo ainda será confirmado pelo Parlamento, e estará ativo até provavelmente fevereiro de 2012, quando devem ser realizadas eleições antecipadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]