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Um dos principais focos da transformação na gestão da Volvo nos últimos 15 anos foi o estímulo à inovação. Hoje a companhia tem um modelo de melhoria contínua que permite a qualquer funcionário sugerir e aplicar inovações de maneira ágil. Neste ano, foram mais de 50 mil mudanças implementadas. São dezenas de alterações por dia.

“Transferimos a responsabilidade pela implementação para as próprias áreas e demos liberdade para que qualquer pessoa registrasse uma sugestão”, explica Cyro Martins, diretor de operações da Volvo. A maioria dessas inovações é simples, com pequenos ganhos de segurança, processo ou de qualidade no produto final. O segredo está no volume de alterações que, somadas, geram economia e caminhões e ônibus melhores no fim da linha de produção.

Mensalmente é feita uma exposição com as melhores inovações e no fim de ano 12 são escolhidas para uma espécie de “feira” como forma de reconhecimento para as equipes. Na seleção deste ano, estava uma ideia que eliminou um cano de PVC usado para a colocação de chicotes e tubos em chassis de ônibus (uma peça que seria descartada pelo encarroçador) e um novo layout na área de retrabalho para evitar acidentes.

Contra a crise

Esse modelo de difusão das melhorias de gestão e da inovação tem se mostrado bastante útil em um ano de recessão que abateu o setor de veículos pesados – a queda do mercado em 2015 é de 50%.

A direção da Volvo chamou todos os seus funcionários a colaborarem com ideias para reduzir custos e melhorar processos. Já foram captadas mais de 600 sugestões. Todas estão sendo avaliadas por grupos temáticos, que vão selecionar aquelas que devem ser priorizadas.

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