• Carregando...
Empresa de perfumaria é a única do Paraná no ranking da DOM Strategy Partners | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Empresa de perfumaria é a única do Paraná no ranking da DOM Strategy Partners| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Elaborado pela DOM Strategy Partners, consultoria brasileira especializada em estratégia corporativa, o ranking Mais Valor Produzido (MVP) Brasil 2015 lista as 50 empresas brasileiras com maior capacidade de geração e proteção de valor do país. O Boticário, fundada em Curitiba por Miguel Krigsner em 1974, é a única paranaense na lista e ocupa o sétimo lugar neste ano. Em 2014, a empresa estava na segunda colocação, atrás apenas do Itaú Unibanco.

A geração e proteção de valor para a própria empresa, seus consumidores, acionistas, funcionários e a sociedade são estabelecidas a partir da análise da interação das companhias por meio de seus ativos tangíveis, como resultados financeiros, e intangíveis, como a reputação, credibilidade e imagem.

“O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e dos interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy.

Ranking traz as 20 empresas mais desejadas pelos brasileiros

Levantamento do LinkedIn analisa interações de profissionais presentes na rede social com marcas

Leia a matéria completa

Ao todo, 200 empresas foram avaliadas, selecionadas a partir das 1000 maiores companhias do país, com base em rankings reconhecidos como Valor Econômico e Exame.

Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão a e ficácia da estratégia corporativa; resultados gerados; crescimento evolutivo; valor das marcas; qualidade de relacionamento com clientes; governança corporativa; sustentabilidade; gestão de talentos; cultura corporativa e inovação, entre outros.

Metodologia

Quanto à metodologia, a consultoria se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e escolheu 22 setores da economia para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.

No topo do ranking de 2015 estão três instituições financeiras – Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil – todas com notas superiores às conquistadas no ano passado, indicando melhor desempenho na geração de valor, mesmo em tempos de crise. O banco Santander, que ocupava a 30ª posição em 2014, chegou a 10ª colocação neste ano, confirmando o bom desempenho do setor financeiro.

Confira a lista completa das 50 empresas ranqueadas:

  1. Itaú-Unibanco
  2. Bradesco
  3. Banco do Brasil
  4. BRF
  5. Whirlpool
  6. Johnson & Johnson
  7. O Boticário
  8. Nestlé
  9. Ambev
  10. Santander
  11. Basf
  12. Elektro
  13. P&G
  14. CCR
  15. Raizen
  16. AES Eletropaulo
  17. Caixa Econômica
  18. Unilever
  19. Hospital Albert Einstein
  20. Coca-Cola
  21. TV Globo
  22. 3M
  23. Pfizer
  24. Fleury
  25. SBT
  26. Roche
  27. Samsung
  28. Embraer
  29. Sky
  30. Novartis
  31. Duratex
  32. CVC
  33. TOTVS
  34. RBS
  35. Sanofi-Aventis
  36. Kroton
  37. Philips
  38. Libbs
  39. Pearson
  40. JBS
  41. Localiza
  42. Carrefour
  43. SAP
  44. Ecorodovias
  45. Bradesco Seguros
  46. Natura
  47. BB Seguridade
  48. Porto Seguro
  49. Accor Hotelaria
  50. Dasa
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]