Sem alarde, o grupo Boticário resolveu começar a vender os produtos da marca O Boticário no modelo de venda direta. O projeto piloto, que começou em 2011 em Aracaju (SE) e São José do Rio Preto (SP), foi expandido este ano. Apesar de não revelar o número de consultoras que trabalham na venda porta a porta, o presidente o grupo, Artur Grynbaum, diz que a marca já está presente, nesse formato, em 80% do país.
A venda direta da marca O Boticário o grupo já possui a marca Eudora, que opera com loja, venda direta e na internet sempre foi considerada tabu dentro do grupo, que preferiu permanecer fiel ao formato de lojas franqueadas, que nasceu com o grupo, há 35 anos. Grynbaum, no entanto, descarta a possibilidade de uma plataforma prejudicar a outra. "Estamos testando o modelo para ver como as vendas estão ocorrendo. Mas não há um problema de canibalização com a rede de lojas, até porque são as franqueadas que respondem pela seleção das vendedoras e pela venda", diz ele. A empresa já mantinha, antes disso, um modelo de venda "in company", em que franqueados levavam produtos para vendas nas empresas.
Considerada a maior rede de franquias do país, a rede Boticário tem 3.550 pontos de venda e deve encerrar 2012 com crescimento de 20%, para R$ 6,6 bilhões. Foram abertas 290 novas lojas. O faturamento da fábrica, que no ano passado somou R$ 2 bilhões, deve crescer na mesma proporção. Para o Natal, a expectativa é de um crescimento de 20% em relação ao ano passado.
Segundo Grynbaum, a marca O Boticário representa mais de 90% do faturamento do grupo, que vem em forte ritmo de expansão, com cinco marcas Boticário, Eudora, Skingen Inteligência Genética, quem disse, berenice? e The Beauty Box. As três últimas foram lançadas nos últimos oito meses.
A intenção, para 2013, é abrir lojas das marcas quem disse, berenice?, e The Beauty Box hoje concentradas em São Paulo em Curitiba. "A quem disse, berenice? deve entrar em mais quatro capitais e uma delas será Curitiba", adianta Grynbaum. A marca tem como foco principalmente a área de maquiagem. A The Beauty Box, por sua vez, atua no modelo multimarcas, com venda de perfumes e cosméticos internacionais.



