• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou neste domingo o histórico acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) que desbloqueia a Rodada de Doha e, em particular, destacou sua importância para as pequenas empresas.

Este acordo "eliminará burocracia e atrasos burocráticos para o envio de mercadorias no mundo todo", afirmou Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.

Segundo sua opinião, as pequenas empresas estão entre os "maiores ganhadores" com este acordo, porque são as que têm mais "dificuldades" para "navegar" no sistema comercial atual.

"Estamos orgulhosos do papel de liderança dos Estados Unidos para chegar a este acordo", sustentou Obama, que felicitou também o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo.

Segundo o presidente americano, o acordo "representa a renovação do sistema de comércio multilateral que apoia milhões de empregos nos Estados Unidos e oferece um fórum para a aplicação robusta dos direitos comerciais".

Os 159 países-membros da OMC, reunidos em Bali (Indonésia), mostraram com este acordo sua vontade política ao superar as diferenças e conseguir consensos em temas importantes sobre agricultura, facilitação do comércio e desenvolvimento.

O pacto, segundo seus incentivadores, vai representar um ganho de US$ 1 trilhão à economia mundial e criará 21 milhões de postos de trabalho. Já para seus críticos, como a associação britânica World Development Movement, qualificaram de insuficientes os compromissos adquiridos em Bali e de beneficentes para as grandes corporações, não para as pequenas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]