• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (25) a indicação do atual presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, para um segundo mandato, elogiando sua "calma e inteligência" diante da crise econômica. Obama também defendeu a manutenção de um banco central "forte e independente" e advertiu que a economia dos EUA está a "um longo caminho" de atingir um sistema financeiro saudável e uma recuperação econômica plena.

"Precisamos de Ben para dar continuidade ao trabalho que estamos fazendo, e este é o motivo pelo qual tenho dito que não podemos voltar à uma economia baseada em bancos altamente alavancados, lucros inflados" e cartões de crédito excessivamente fáceis, disse Obama no discurso da indicação de Bernanke. Republicano, Bernanke foi indicado para a presidência do Fed pelo presidente George W. Bush, após ocupar o cargo de presidente do Conselho de Assessores Econômicos. O atual mandato vence em janeiro de 2010.

Sua indicação para um segundo mandato encerra as especulações sobre a liderança do Fed, enquanto ainda estão em andamento as medidas adotadas para enfrentar a crise financeira. A indicação de Bernanke precisa ser confirmada pelo Senado. "Ben aproximou um sistema financeiro à beira do colapso com calma e inteligência, com ações ousadas e ideias não convencionais que ajudaram a colocar freio na desaceleração em queda livre da economia", disse Obama. "Praticamente nenhuma das decisões que ele ou qualquer um de nós tomou foi fácil.

Obama também pediu a aprovação de reformas na regulação financeira, as quais causam divisões no Congresso, com alguns legisladores criticando um eventual excesso de poder do Fed. "Já vimos como a falta de rigor e uma regulação fraca podem criar enormes riquezas para poucos e grande dor para os outros", disse Obama. "E este é o motivo pelo qual, mesmo diante de certa resistência em Wall Street, daqueles que preferem que as coisas fiquem como estão, iremos aprovar reformas necessárias para proteger consumidores, investidores e todo o sistema financeiro" acrescentou.

O anúncio da indicação de Bernanke não era esperada neste momento, mas traz benefícios à Casa Branca, que enfrenta uma série de desafios nas últimas semanas. Ao indicar Bernanke novamente, Obama irá desviar a atenção de notícias como os números do déficit do governo, agradar os mercados financeiros ao eliminar a incerteza quanto à condução do Fed e dar aos legisladores tempo para o processo de confirmação de Bernanke no um segundo mandato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]