Com a entrada em operação da linha Curitiba São Paulo, a OceanAir tem como objetivo a ambiciosa meta de aumentar em mais de seis vezes o número de passageiros transportados mensalmente: de 30 mil no começo do ano para até 200 mil em dezembro. No fim de junho, a empresa passou a operar vôos diários da capital paranaense para São Paulo, que seguem para Salvador, Aracajú, Maceió, Recife e Fortaleza. O trecho entre as duas capitais será oferecido a partir de R$ 80.
"Com essa operação, conseguimos uma importante conexão para nossos vôos antes feita por terceiros entre as regiões Nordeste e Sul, dois grandes pontos de atuação da empresa", diz o diretor comercial da companhia, Renato Pascowitch. Era o caso, por exemplo, de quem saia de Cascavel com destino a São Paulo. Em Curitiba, o passageiro precisava trocar de companhia.
A ampliação do número de rotas foi possível graças a aquisição de novas aeronaves seis Focker-100 (MK-28) e três F-50 através de um contrato de leasing com a American Airlines. Segundo o presidente da OceanAir, Carlos Ebner, os investimentos da empresa este ano, em todas as suas etapas da operação, devem ultrapassar US$ 100 milhões.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a OceanAir tinha, em junho de 2006, 0,97% do mercado doméstico. Ebner acredita que o porcentual chegue a 2% neste mês (com 90 mil passageiros) e ultrapasse a faixa de 8% até o fim do ano.
O forte período de investimento vivido pela empresa, segundo Ebner, é reflexo da visão internacional de todo o grupo Synergy, ao qual a empresa está ligada. Além da OceanAir, a empresa tem outras três companhias aéreas em operação na América Latina a Vip S/A, a Avianca e a Wayra do Peru.
Em especial com relação ao mercado doméstico, Ebner diz que a companhia está aproveitando oportunidades de um espaço que cresce acima de 15% ao ano. "Entre 10 e 15 milhões de brasileiros utilizam o transporte aéreo atualmente. Considerando os padrões internacionais e as grandes distâncias do Brasil, temos fôlego para crescer até 30 milhões", aposta.



