Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aviação

Ofertas iniciais por aeroportos em leilão totalizam R$23,5 bilhões

A concessão dos empreendimentos para a iniciativa privada tem como pano de fundo a forte necessidade de investimentos na infraestrutura aeroportuária do país antes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016

As ofertas iniciais válidas e confirmadas no leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília totalizam 23,5 bilhões de reais -mais de quatro vezes o mínimo estabelecido pelo governo para outorga dos terminais. O certame foi interrompido para uma pausa e será retomado para a etapa final no sistema viva-voz.

A concessão dos empreendimentos para a iniciativa privada tem como pano de fundo a forte necessidade de investimentos na infraestrutura aeroportuária do país antes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O consórcio formado Invepar, OAS e a sul-africana ACSA apresentou a melhor oferta econômica pela concessão do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), no valor de 16,2 bilhões de reais, na primeira fase do leilão que acontece nesta segunda-feira na BM&FBovespa. O preço mínimo era de 3,4 bilhões de reais.

Já o consórcio que inclui a Triunfo Participações e a francesa Egis Airport Operation fez a proposta financeira mais elevada pelo aeroporto de Viracopos (SP), de 3,8 bilhões de reais. O preço mínimo era de 1,47 bilhão de reais.

O grupo com a Engevix e a argentina Corporación América, que no ano passado venceu a disputa pelo aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, ofereceu inicialmente a maior quantia pelo terminal de Brasília, com 3,5 bilhões de reais -o piso definido no edital era de 582 milhões de reais.

Para a etapa de viva-voz da disputa serão três grupos na concorrência pelo aeroporto de Guarulhos, quatro por Viracopos e quatro por Brasília.

Os consórcios Invepar/ACSA e OHL Brasil/Aena são os únicos que seguem na disputa dos três aeroportos. Cada grupo, porém, pode ficar apenas com um empreendimento pelas regras do edital.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.