• Carregando...
Logo do Twitter. | David Paul Morris/Bloomberg
Logo do Twitter.| Foto: David Paul Morris/Bloomberg

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (11) que removerá perfis que ainda são contabilizados entre seguidores de outros perfis, mesmo que tenham sido congelados pela equipe de segurança da empresa por comportamento suspeito, tornando-os completamente inativos por períodos. Tempo.

O movimento do Twitter é o mais recente de uma série de decisões difíceis que a empresa está tomando para priorizar a limpeza de sua plataforma — repleta de spam, trolls e outras práticas questionáveis — em detrimento de métricas que aumentam a percepção de popularidade do serviço. A empresa disse que o esforço afetaria cerca de 6% das contagens de seguidores em todo o serviço. O Twitter tem 336 milhões de usuários conectados mensalmente, mas muitos dos perfis congelados não estavam ativos pelo menos uma vez por mês.

Vijaya Gadde, que lidera a equipe jurídica do Twitter, reconheceu em um post no blog oficial da empresa que alguns usuários podem ficar desapontados, mas que a medida era necessária para recuperar a confiança. “A maioria das pessoas vai ver uma mudança de quatro seguidores ou menos; outros, com maior número de seguidores, sofrerão uma queda mais significativa”, disse ela. “Entendemos que isso pode ser difícil para alguns, mas acreditamos que a precisão e a transparência tornam o Twitter um serviço mais confiável para conversas públicas”.

LEIA TAMBÉM:Facebook é multado em cerca de R$ 2,5 milhões no Reino Unido

O Twitter pareceu ter iniciado o expurgo na noite de terça-feira: o presidente Donald Trump perdeu cerca de 100 mil dos seus 53,4 milhões de seguidores e o ex-presidente Barack Obama perdeu cerca de 400 mil dos seus 104 milhões de seguidores. O Twitter é frequentemente alvo de críticas por tomar partido politicamente, e qualquer queda significativa nas contas de seguidores provavelmente resultará em mais acusações.

Na semana passada, o jornal Washington Post reportou que o Twitter estava suspendendo mais de um milhão de contas por dia, parte de uma grande mudança para diminuir o fluxo de desinformação e promover o que o executivo-chefe da empresa, Jack Dorsey, agora chama de “conversas saudáveis”. (A mudança sacudiu o preço das ações da empresa, que estava em alta, e provocou uma reação — no Twitter — de Trump).

Mas a jornada não tem sido fácil, e essa última decisão de varrer os perfis congelados da contagem de seguidores pode ser a mais dolorosa para a base de usuários de celebridades, jornalistas e líderes em política e negócios da empresa.

O conceito de ter seguidores nas mídias sociais foi iniciado pelo Twitter e alimentou uma cultura obcecada por celebridades, na qual a compra de seguidores era aceita por muitas pessoas importantes como parte de um jogo implacável.

As contas que serão removidas das contagens de seguidores podem ter sido bloqueadas por várias razões, disse o Twitter, em geral advindas por detecções de mudanças bruscas de comportamento. Isso pode incluir o envio de um grande volume de respostas não solicitadas, publicação de links enganosos ou se um grande número de usuários bloquear uma conta após ser mencionado por ela. Às vezes, a empresa bloqueia uma conta se os funcionários detectarem que o usuário está inserindo combinações de e-mail e senha de outros serviços vazados na internet.

“Até confirmarmos que está tudo bem com a conta, nós a bloqueamos, o que os torna incapazes de publicar mensagens ou ver anúncios”, disse Gadde.

LEIA TAMBÉM:Android pode mudar profundamente devido à multa iminente na Europa

As contas bloqueadas não estão incluídas no número de usuários ativos mensais e diários que o Twitter reporta aos investidores. O Twitter informou que a varredura não afetaria essas métricas.

Joan Donovan, pesquisadora do instituto sem fins lucrativos Data & Society e especialista em desinformação online, disse que suspeitava que o Twitter deixasse contas congeladas na contagem de seguidores porque isso deixa os usuários felizes e mais propensos a se engajar com o serviço. “Há anos as pessoas querem que o Twitter leve a sério os robôs maliciosos, spam e outros problemas”, disse ela em uma entrevista. “Mas quando a empresa se tornou pública, as métricas de crescimento eram tudo o que importava”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]