• Carregando...

Os preços do petróleo, que estão nos maiores níveis dos últimos dois anos e meio, parecem estar começando a provocar uma redução na demanda pela commodity. Em seu relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou sua previsão para o crescimento do consumo de petróleo global pela primeira vez neste ano.

A nova previsão da Opep para o crescimento da demanda mundial por petróleo em 2011 é 50 mil barris por dia menor do que a estimativa anterior. O grupo, que produz mais de um terço do petróleo consumido por dia globalmente, acredita que a demanda crescerá 1,39 milhão de barris por dia neste ano.

O relatório da Opep foi divulgado após notícias de que a Arábia Saudita reduziu sua produção em razão da fraca demanda por barris extras. Além disso, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou hoje um relatório no qual alertou que já existem sinais de que os preços do petróleo começaram a afetar negativamente a demanda.

A Opep destacou que as vendas de gasolina nos Estados Unidos caíram quase 1,3% em janeiro, à medida que os motoristas dirigiram menos e compraram carros mais eficientes no consumo de combustíveis, para enfrentar o aumento dos preços. A organização observou também que ainda pode cortar mais as suas previsões para a demanda, porque os preços do petróleo poderão prejudicar o consumo de combustíveis em todo o mundo.

Tanto a Opep quanto a AIE afirmaram que, embora o impacto da crise nuclear do Japão - que provocou deficiência de energia - possa aumentar a demanda por combustíveis, esse aumento não será suficiente para uma elevação das estimativas de consumo global.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]