• Carregando...

PORTO VELHO - Cerca de 2 mil funcionários da Camargo Corrêa que permanecem no canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau após o tumulto na semana passada dizem que falta estrutura adequada no local. Até sábado cerca de 8 mil trabalhadores já tinham sido encaminhados pela construtora a seus estados de origem. Os 2 mil restantes no canteiro de obras são operários que ficam na margem esquerda do Rio Madeira, no local onde está sendo construída a Casa de Força 2. Ali o acesso é feito só por barco.

Os trabalhadores relataram acúmulo de lixo e alguns se dizem "ilhados", sem contato com familiares. Eles aguardam transporte até Jaci-Paraná, a 50 km da usina. O consórcio responsável pela usina disse que a impossibilidade de deslocamento na margem esquerda só ocorreu na quinta-feira. Também afirmou que já foi retomada a coleta de lixo e que os que quiserem voltar a seus estados serão encaminhados e terão seus direitos trabalhistas garantidos. A construção de Jirau está paralisada desde a semana passada, quando uma revolta de trabalhadores destruiu alojamentos e escritórios.

Vínculo empregatício

No sábado, a Justiça do Trabalho de Rondônia determinou à construtora Camargo Corrêa e à concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR) que mantenham o vínculo empregatício e os salários dos operários. O juiz Afrânio Viana Gonçalves aceitou ação civil pública do Ministério Público do Trabalho. Na ação, o procurador regional do Trabalho de Rondônia, Francisco Cruz, argumentou que havia um clima de "insegurança e incerteza" no canteiro de Jirau e em Jaci-Paraná, afetando operários e moradores. O descumprimento de qualquer norma por parte das construtoras acarretará numa multa de R$ 500 mil. As empresas ainda serão punidas com R$ 5 mil por cada trabalhador que não receber assistência e os benefícios previstos no contrato de trabalho. A Camargo Corrêa informou que já vinha cumprindo a decisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]