Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Jornalismo e internet

Opinião pública reconhece o blog jornalístico, diz Juca Kfouri

O jornalista Juca Kfouri celebra este ano 37 anos de profissão e, apesar das passagens por jornais, TV, revistas e rádios, é como blogueiro que o jornalista chega por vezes a se identificar. Durante o debate "Blogs, Uma Revolução na Imprensa", promovido nesta quinta-feira pelo jornal O Globo e pelo Globo Online - em comemoração aos dez anos do portal de notícias e de entretenimento -, Kfouri revelou que teve que quebrar resistências para entender a importância do jornalismo na internet.

Apesar de estar menos de um ano envolvido com o blog, reconhece o compromisso exigido pelo Blog do Juca, um dos mais populares páginas de comentários esportivos do portal UOL. E se diz viciado.

- Jamais imaginei que aos 37 anos de profissão fosse me apresentar como blogueiro. Comecei reproduzindo parte do conteúdo que não era publicado na coluna que eu mantinha na Folha (Folha de São Paulo). Hoje virei escravo da internet e passei a ficar aflito quando não publico notas quando algum compromisso me consome - destacou.

Kfouri lembrou que o tempo gasto com o blog é "infinitamente maior" se comparado ao período que passa se dedicando a colunas de jornais, revistas, programas de TV e de rádio.

Na opinião do blogueiro, o trabalho se torna ainda mais gratificante quando os principais veículos de massa do país e órgãos institucionais de peso reconhecem o trabalho de apuração comandado por jornalistas que mantêm blogs no ar. No evento, Kfouri citou como exemplo a notícia publicada no Blog do Juca e que resultou na prisão do magnata russo Boris Berezovski, do MSI, grupo internacional que investe no Corinthians acusado de participar de transações financeiras irregulares e de ligações com a máfia russa.

- Pela primeira vez, vi a Polícia Federal divulgar um release em que atribui a prisão a um 'post' publicado em um blog. Acho que este tipo de reconhecimento é essencial para fortalecer este perfil de jornalismo - relatou.

Ainda segundo Kfouri, os blogs passaram a agilizar ainda mais os materiais produzidos em coberturas esportivas e a aposta é que a Copa do Mundo deste ano deverá registrar um dos mais importantes momentos de interação entre quem publica a notícia e o leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.