Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise financeira

Oposicionistas querem dissolução imediata do governo na Irlanda

Líderes pediram eleições gerais antecipadas o mais rápido possível. País enfrenta crise após premiê anunciar que vai recorrer a FMI e UE

Líderes pediram eleições gerais antecipadas o mais rápido possível. País enfrenta crise após premiê anunciar que vai recorrer a FMI e UE | Reuters
Líderes pediram eleições gerais antecipadas o mais rápido possível. País enfrenta crise após premiê anunciar que vai recorrer a FMI e UE (Foto: Reuters)

Os líderes dos partidos oposicionistas Fine Gael e Trabalhista pediram nesta segunda-feira (22) a imediata dissolução do Parlamento e a convocação de eleições gerais o mais rápido possível.

Os pedidos ocorrem um dia depois de o governo do premiê Brian Cowen, do partido Fianna Fail, ter anunciado que o país vai pedir ajuda financeira à União Europeia e ao FMI, por conta da grave crise econômica.

"O que precisamos agora é uma eleição geral imediata, para que um novo governo, com uma maioria parlamentar clara, possa preparar o plano econômico de quatro anos, completar eleições com a União Europeia e o FMI e esquematizar um Orçamento para 2011, disse Enda Kenny, líder do partido Fine Gael, em comunicado.

"É essencial que tenhamos um novo governo eleito o mais rápido possível", disse Eamon Gilmore, líder trabalhista, em um comunicado publicado no site do partido.

"Minha preferência seria pela dissolução do parlamento hoje e por fazer eleições gerais o mais cedo possível que a lei deixar. Isso permitiria a eleição de um novo governo em meados de dezembro."

Analistas acreditam que tanto o Fine Gael como os trabalhistas possam integrar um novo governo.

Mais cedo, o Partido Verde, minoritário na coalizão de governo, já havia pedido eleições gerais antecipadas para janeiro de 2012. O pedido foi feito pelo presidente do partido, John Gormley, que também é ministro do Meio Ambiente. Ele afirmou que os cidadãos se sentem "enganados e traídos".

"A semana passada foi traumática para o eleitorado irlandês, disse, em referência ao resgate financeiro pedido por Dublin neste domingo à União Europeia e ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para tentar sair da crise econômica.

O governo do primeiro-ministro Brian Cowen dispõe atualmente de uma frágil maioria de três cadeiras na Câmara de Deputados, contando com seis representantes do Partido Verde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.