• Carregando...
 | Julio Cesar Souza
| Foto: Julio Cesar Souza

Se já chamava atenção na fase estrutural, a obra do Pátio Batel não escapa mais aos olhos. A fachada revela a elegância que o novo centro de compras, a ser inaugurado em março de 2013, vai conferir ao bairro mais valorizado de Curitiba. À frente da obra, dois maestros regem a empreitada em sintonia: o empresário Salomão Soifer, do Grupo Soifer, e o mestre de obras Roberto Gomes. Diferenças de idade, profissão e vivência não impedem que os dois falem a mesma língua – e sonhem o mesmo sonho – quando o assunto é o Pátio Batel. Durante visita à obra, eles conversaram com a coluna.

Sr. Salomão, o Grupo Soifer tem expertise em shoppings, mas esse é um setor em constante evolução. O que mudou?

Há 30 anos, quando decidimos fazer o [Shopping]Mueller, procurei os melhores nessa área. Construir shopping é completamente diferente de erguer prédios, coisa que já tínhamos feito. Através da Associação Brasileira de Shopping Centers fui perguntando: quem faz o melhor cálculo estrutural? O melhor projeto elétrico? E assim por diante. Hoje, além de ter os melhores profissionais e parceiros, é preciso ir atrás dos melhores empreiteiros. Estamos bem assessorados, eu acho (risos). Nosso engenheiro Eugênio Reichmann é a cabeça e esse menino aqui (aponta para Roberto) é nosso braço direito, toma conta de tudo.

Roberto, como você entrou para o grupo?

Estou com o sr. Salomão há quase oito anos. Eu tinha 11 anos de experiência em construção de condomínios. Entrei para o grupo em agosto de 2005, na obra do shopping São José. Logo que acabou a construção, fui trabalhar na manutenção do shopping. Em seguida, vim para o Pátio Batel.

Quantas pessoas você comanda na obra?

Temos perto de mil funcionários na construção. Desses, cerca de sessenta são mulheres. Elas são muito cuidadosas e eficientes nos acabamentos. Parte desses funcionários será aproveitada na manutenção do Pátio Batel. Eles já estão sendo treinados.

Como estão os preparativos para a abertura, sr. Salomão?

Já estamos contratando 350 pessoas para trabalhar no Pátio Batel. Manutenção é outra operação.

Como surgiu a ideia do Pátio Batel?

Contrariei todas as expectativas quando decidi fazer o empreendimento nesse terreno, perto de outros shoppings. Botei na cabeça que precisava arrumar um diferencial, ser mais que um shopping. Criamos um conceito diferente, por isso estamos trazendo as marcas de luxo. Curitiba tem o perfil apropriado e estamos fazendo o centro de compras adequado para receber essas marcas. Mas o Pátio não será um shopping de luxo, vai ter um mix interessante. Minha mulher me deixa louco com isso (risos). Ontem, ela me disse que os maiores estilistas do mundo estão criando para lojas populares e cutucou: "Você não quer a C&A?". Então, não vai ter só lojas caras, não (risos).

O grupo tinha esse terreno há quanto tempo?

Há 25 anos, mas eu tinha outros planos . A ideia era fazer um clube. Mas tivemos problemas com o prefeito da época, que queria desapropriá-lo (Roberto Requião). A briga na Justiça durou 15 anos. Quando terminou, pensei em hotel, mas a ideia evoluiu para isso aí que você está vendo (risos). Ainda penso em construir um hotel aqui na frente.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Yes, we can 1

O mercado imobiliário norte-americano, com preços baixos e boa rentabilidade – até 8% ao ano – está em alta entre os brasileiros. As formas de investir em imóveis nos Estados Unidos será o tema do encontro que a consultoria americana Westchester Financial Group promove na próxima quinta-feira (25), a partir das 9 h, no Hotel Crowne Plaza. O executivo Aloysio Vasconcellos, diretor da Westchester, ressalta que 65% das transações recentes na região de Miami foram pagas à vista – indicando que foram feitas por investidores – e 90% dos compradores eram estrangeiros.

Yes, we can 2

O acúmulo de estoque ocasionado pela crise de 2008 nos EUA e a alta do metro quadrado no Brasil colaboram para o cenário atraente aos brasileiros. Nessa onda, corretoras americanas vêm registrando recordes nas operações com investidores estrangeiros. Expandindo negócios, a Elite International Realty, com mais de 20 anos de atuação nos Estados Unidos, inaugura escritório em Curitiba na quarta-feira (24) com a presença do fundador da corretora, Léo Ickowicz, e do executivo responsável pela representação no Paraná, Irajá Ribas.

Casamento à vista

Na quinta-feira (25) a Euro Import promove coquetel para celebrar a união de duas das mais importantes marcas do BMW Group, a BMW e a MINI Cooper, em um mesmo local. A Euro Import MINI passou por adequações e agora compartilha o endereço na Avenida Arthur Bernardes com a nova concessionária Euro Import BMW.

Carregando pedras

Os arquitetos e urbanistas Keiro e Yumi Yamawaki tiveram a ideia de usar material descartado na obra de revitalização da Avenida Getúlio Vargas, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, quando conheceram o depósito de uma marmoraria do município.Restos de pedras de granito e mármore foram utilizados pelos sócios da Proa Arquitetura para aplicação nas lixeiras, bancos, floreiras, totem informativo e pisos da via. De quebra, a dupla valorizou as riquezas locais e contribuiu para o desenvolvimento sustentável. "Fiquei fascinada ao conhecer o depósito da marmoraria. Desenvolvemos todo o mobiliário com as partes irregulares e brutas de pedras que não serviriam para a confecção de tampos de granito e mármore", explica Yumi.

Corte Secco

Entre as diversas atrações do 27º Salão do Automóvel de São Paulo, que abre na quarta-feira (24), o espaço Ford terá projeção de vídeos em realidade aumentada com a participação da atriz Deborah Secco e diversas interações com os visitantes. A Ranger e o EcoSport lançados neste ano serão exibidos cortados em pontos que mostram a segurança dos novos modelos.

Terra, água e ar 1

Lançamento imobiliário em um evento náutico é a aposta da Novo Teto Empreendimentos Imobiliários. A construtora de Santa Catarina vai apresentar o luxuoso condomínio Fly Ville na Exponáutica, em novembro, em Biguaçu. A estratégia se justifica: é um "Fly-in-Community", condomínio de residências de altíssimo padrão com heliponto, estacionamento para jatinhos e píer .

Terra, água e ar 2

O foco do Fly Ville, localizado em Governador Celso Ramos, município do litoral vizinho a Florianópolis, são executivos que trabalham em São Paulo, Curitiba ou outras cidades próximas e desejam uma residência de luxo, com infraestrutura, serviços e conforto para a família. O fácil acesso à capital catarinense e outros centros urbanos por terra, ar ou mar é outro fator de atração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]