
A vasta experiência e a posição consolidada no mercado de água mineral não impediram que a paranaense Ouro Fino, com sede em Bateias, um distrito de Campo Largo, enveredasse pelo segmento de energéticos. Decidida a encarar o desafio, a empresa lançou, em fevereiro de 2011, a marca Insano Extreme Energy Drink. Nove meses depois, o Insano era o energético mais vendido do Paraná, com 30,7% de participação, e figurava entre os dez preferidos no país, segundo pesquisa da Nielsen.
O lançamento do energético fez parte do projeto de diversificação de produtos para o mercado e surgiu no momento em que a família Mocellin, no comando da Ouro Fino desde a fundação, em 1946, decidiu profissionalizar a gestão da empresa. Para conduzir esse processo, chamou o executivo mineiro Hélio Luiz Correa, que trabalhou por dez anos na Coca-Cola. "Reformulamos a estrutura comercial, apostando em vendedores próprios, criamos uma diretoria de marketing para divulgar os lançamentos e investimos pesado em patrocínios esportivos e shows de renome para vender o Insano", revela.
A despeito do cenário econômico enfraquecido, a segunda maior envasadora do país, com capacidade para 520 mil litros de água por hora, projeta crescer 40% neste ano, superando a marca de 20% conquistada em 2011, após as mudanças na gestão. No Paraná, ela detém 65% do mercado de água mineral e águas aromatizadas.
Correa, que se revela um incentivador do potencial das empresas regionais, conta que o desafio inicial era conquistar uma fatia do mercado paranaense. Ele só não esperava que a liderança viesse tão rapidamente. De pouquinho em pouquinho, como um bom mineiro, ele planejou a expansão do Insano para outros mercados. Hoje, o energético briga em pé de igualdade com outras grandes marcas nos mercados da Região Sul, Sudeste, Bahia e Ceará e responde por um quarto do faturamento da empresa, estimado em R$ 80 milhões.
"Antes do Insano, o mercado de energéticos era altamente elitizado e de consumo preferencialmente noturno. Nós estamos mudando esse conceito e apostando no consumo compartilhado, que deve se tornar uma tendência". A Ouro Fino lançou em julho uma embalagem de 2 litros do Insano, que se soma à lata de 250 ml e à garrafa pet de 1 litro.
Cerveja
De olho em um mercado que cresce 40% ao ano no Brasil, a Ouro Fino firmou, em março deste ano, uma parceria com a cervejaria curitibana GaudenBier e entrou para o segmento de cervejas artesanais (Pilsen, Lager, Pale Ale e Hefe-Weissbier). A expectativa é que o consumo das cervejas seja alavancado no verão, somando R$ 1 milhão em faturamento, o equivalente a mais de 1% das vendas da Ouro Fino.



