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Varejo

Ovo de Páscoa pequeno vende mais

Pesquisa também mostra que produtos infantis fazem pouco sucesso entre os consumidores. Indústria espera vender 2,5 mil toneladas de chocolate até a primeira semana de abril

Armazém das Embalagens, em Curitiba: enfeites não são mais exclusividade do Natal | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Armazém das Embalagens, em Curitiba: enfeites não são mais exclusividade do Natal (Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo)
Veja como o brasileiro faz as suas compras de Páscoa |

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Veja como o brasileiro faz as suas compras de Páscoa

Em no máximo dez dias, os ovos de chocolate devem estrear nas gôndolas dos supermercados de todo país. Os varejistas armam seus expositores com um alto grau de otimismo em relação às vendas, animados pelo distanciamento da crise financeira que atrapalhou a Páscoa do ano passado. Mas, ainda assim, as grandes estrelas da comemoração devem ser os ovos menores, de 160 a 270 gramas, pelo que mostra uma pesquisa feita pela consultoria Around Research sobre os hábitos de consumo nesta época.

O levantamento, encomendado pela revista Supermercado Moderno, indica que 76% das pessoas pretendem comprar ovos nesses tamanhos em 2010 – sendo que a maioria (43%) fica na faixa entre 220 e 270 gramas. "A indústria como um todo está apostando muito nesse segmento de ovos com preços mais baixos e com menos valor agregado", diz o gerente comercial para produtos sazonais da rede Pão de Açúcar, Diogo Paiva dos Santos. "Mas, independentemente do tamanho, estamos acreditando muito nesta Páscoa. No ano passado ela aconteceu num momento de expectativas muito negativas. Agora, ao contrário, é um período de boas notícias."

As lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar devem vender mais de 2,5 milhões de quilos de chocolate nesta Páscoa, o que representa um crescimento de cerca de 15% em relação ao ano anterior.

Santos diz que ainda não é possível estimar o aumento dos preços para o consumidor, mas adianta que eles devem sofrer um pequeno reajuste, principalmente por causa do aumento do cacau e do açúcar.

Os números do setor só serão divulgados no dia 24 de fevereiro, quando a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) promove o "Salão de Páscoa", onde a indústria também apresenta oficialmente as novidades do ano – até lá, os lançamentos das grandes marcas são mantidos em sigilo.

Mais tarde

Ainda de acordo com a pesquisa da Around Research, mais da metade dos brasileiros compra três ou mais ovos para a comemoração e 56% levam para casa presentes para adultos e crianças. O estudo, feito com 750 consumidores de todo país, mostra que o consumidor brasileiro tem na marca um dos principais atributos do produto na hora da escolha. A Nestlé aparece como a mais lembrada entre os participantes, com 87% das respostas. Em seguida aparece a Lacta, com 65%. Um dado surpreendente, no entanto, é o fato de apenas 30% declararem que preferem ovos com personagens infantis.

A pesquisa confirma ainda o que diz o senso comum: até na Páscoa o brasileiro deixa tudo para a última hora. Entre os consultados, 77% faz as compras na semana que antecede a comemoração – 34% nos três últimos dias e 17% na véspera.

O gerente do Pão de Açúcar confirma que a concentração maior de vendas, entre 70% e 80% do total, acontece na semana imediatamente anterior à Páscoa. "A percepção das pessoas é de que nessa época os preços são menores", diz Santos.

Produção

A doceira Rose Peternuci começou a produção para a Páscoa no fim de dezembro, logo depois do Natal. As quatro lojas que levam seu nome devem começar a receber os produtos depois do carnaval. A intenção é transformar até 7 toneladas de chocolate em ovos, cenouras, biscoitos e outros produtos de Páscoa. "A linha de biscoitos e outros produtos tem tanta procura quanto a de ovos de chocolate. Principalmente para presentear as pessoas de mais idade." Já antes do Natal foram contratados 15 novos funcionários para a produção, que hoje tem 40 pessoas. Segundo Rose, elas devem permanecer na empresa depois da Páscoa.

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Indústria e lojas contratam temporários

Na indústria, a produção de Páscoa está quase finalizada. Mas no varejo a maratona da comemoração começa agora – e com ela são abertas inúmeras possibilidades de trabalho para quem busca um emprego temporário. Ao todo, as marcas de chocolate devem contratar pelo menos 16 mil funcionários para a temporada, principalmente promotores de venda.

A Kraft Foods Brasil, com sede administrativa em Curitiba e dona da marca de chocolates Lacta, vai contratar 6 mil pessoas para as áreas de vendas e promoção. O processo seletivo deve terminar nesta semana. Quem ainda quiser tentar deve entrar no site www.vagas.com.br/kraft. Para concorrer aos postos, é preciso ter ensino médio completo, idade mínima de 18 anos, boa comunicação e eficiência na abordagem ao cliente.

Novos recrutamentos

O recrutamento para a Cacau Show vai ocorrer ao longo deste mês. Em todo Brasil a marca vai abrir 2,4 mil vagas temporárias – 45 para as 15 unidades da rede no Paraná. Os candidatos interessados precisam levar um currículo na loja mais próxima de sua residência, ter 18 anos ou mais, ter concluído o ensino médio e alguma experiência em vendas (uma lista com os endereços das lojas está no site www.cacaushow.com.br). O início do trabalho está previsto para março e a duração do contrato é de 30 dias.

A Nestlé e a Garoto pretendem contratar 4 mil promotores de venda cada uma, para trabalharem em todas as capitas brasileiras. Os interessados nas vagas da Nestlé devem procurar a Companhia Promoções e Eventos pelo telefone (41) 3352-7795.

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