• Carregando...
Economista foi o primeiro presidente do Instituto Monetário Europeu, o órgão antecessor do Banco Central Europeu | Jesus Diges/EFE
Economista foi o primeiro presidente do Instituto Monetário Europeu, o órgão antecessor do Banco Central Europeu| Foto: Jesus Diges/EFE

O economista Alexandre Lamfalussy, um dos fundadores da moeda única europeia, o euro, morreu no sábado (9), aos 86 anos, informou a mídia belga nesta segunda-feira (11). Nenhum outro detalhe da morte foi divulgado de imediato.

Lamfalussy deixou sua terra natal, a Hungria, após a Segunda Guerra Mundial, e se tornou cidadão belga. Ele foi o primeiro presidente do Instituto Monetário Europeu, o órgão antecessor do Banco Central Europeu, sendo depois substituído pelo holandês Wim Duisenberg, em 1997, que se tornaria o primeiro presidente do banco que supervisiona a política monetária para a zona euro.

Lamfalussy mais tarde coordenou a implementação de um novo sistema concebido para simplificar a regulamentação do setor de serviços financeiros da União Europeia, conhecido como o processo Lamfalussy. Um de seus primeiros resultados foi a harmonização da regulação dos serviços de investimentos, conhecida como Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros.

O economista estudou na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e na Universidade Oxford, na Inglaterra, e mais tarde ensinou em Louvain e na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Sua presidência no Instituto Monetário Europeu durou de 1994 até 1997.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]