Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

País cria 72 mil empregos em maio, pior resultado em dez anos

Houve aumento do número de vagas em sete dos oito setores pesquisados pelo governo; agricultura liderou

O país criou 72 mil novos empregos formais durante o mês de maio, o pior resultado para o mês em pelo menos dez anos. No mesmo mês do ano passado, foram criadas 139,7 mil vagas, quase o dobro do saldo alcançado em maio de 2013. Houve queda significativa também na comparação entre maio e o mês anterior. Em abril deste ano, foram gerados 196,9 novos postos de trabalho.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregos (Caged), divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho. O saldo de vagas criadas em maio foi resultado de 1,827 milhão de admissões e 1,755 milhão de desligamentos.

Setores

Houve aumento do número de vagas em sete dos oito setores pesquisados pelo governo: agricultura (33,8 mil novos postos), serviços (21,2 mil), indústria de transformação (15,8 mil), administração pública (2,9 mil), extrativa mineral (192), serviços industriais de utilidade pública (94) e comércio (34).

O setor de construção civil apresentou retração com o corte de 1,9 mil vagas formais. Segundo o Ministério do Trabalho, o desempenho deve-se, em parte, ao encerramento das obras ligas à Copa das Confederações.

Regiões

O nível de emprego aumentou em dezessete unidades federativas durante o mês passado. O Piauí apresentou maior crescimento percentual, com a criação de 2,2 mil vagas e alta de 0,83% no estoque de postos formais.

Dentre as unidades que perderam empregos estão Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.