Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Avaliação

Países da América Latina não são mais "repúblicas das bananas", diz Moody's

Para agência, região está menos dependente de produtos básicos. Por isso, efeito da queda das commodities na economia será moderado

A agência de avaliação de risco Moody’s divulgou nesta sexta-feira (15) um estudo defendendo que a economia da América Latina não será severamente afetada pela queda dos preços das commodities observada no mercado internacional.

De acordo com o estudo, a dependência dos produtos básicos na região se inverteu: hoje, eles representam 45% das exportações latino-americanas, contra 60% da década de 90. Além disso, governos como o chileno e o brasileiro, segundo a Moody’s, fizeram o dever de casa, saneando suas contas e aumentando reservas.

'Repúblicas das bananas'

Segundo a avaliação da agência, os países latino-americanos não podem mais serem vistos como "repúblicas das bananas", embora a região, como exportadora de produtos básicos, sofrerá impactos negativos com a redução internacional dos preços de grãos, petróleo e metais.

Entretanto, o efeito não será severo: "A queda dos preços internacionais afetará apenas a performance da região no que diz respeito ao crescimento acima de seu patamar potencial de 4,5%", ressalta o relatório.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.