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Saúde

Panificadoras lançam pão francês rico em fibras

Vinte e cinco panificadoras de Curitiba e região metropolitana passam a vender, a partir de segunda-feira, um pão francês produzido sem aditivos e com 50% mais fibras que o pãozinho comum. O novo produto, desenvolvido após 18 meses de pesquisa, tem por objetivo seguir a tendência de consumo de alimentos mais saudáveis. O biopão, como é chamado, deve custar de 10% a 15% a mais que o pão francês, segundo o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep), que coordenou o projeto.

"Os alimentos funcionais, como já acontece com os iogurtes e margarinas, são uma tendência de escolha do consumidor. Estamos colocando um pé no futuro", avalia o presidente do sindicato, Joaquim Cancela Gonçalvez. Ele explica que o biopão foi desenvolvido com a ajuda da empresa de biotecnologia Granotec em parceria com o Moinho Anaconda. "No pão francês é adicionada vitamina C para corrigir o glúten, no biopão não há necessidade", completa Gonçalvez. Além do biopão, a Granotec também criou um linha de especial de pães de forma e bolos.

O biopão é mais escuro e menos crocante que o pão francês, mas se mantém macio por mais tempo que o tradicional. Por enquanto, somente 25 panificadoras de Curitiba e região metropolitana participam do projeto. Elas terão exclusividade de venda do produto durante seis meses. Pelo acordo, as panificadoras participantes do projeto ficam comprometidas a comprar uma tonelada do trigo enriquecido com nutrientes. A lista com as panificadoras envolvidas no projeto estará disponível no site www.sipcep.org.br a partir de segunda-feira.

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