• Carregando...

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, disse nesta quarta-feira (28), em Salvador, confiar no tempo para que as discussões em torno da construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) sejam encerradas. "Daqui a pouquinho ninguém vai lembrar", acredita. "Não estou vendo mais ninguém questionando sobre os impactos ambientais e sociais das usinas de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira (RO), por exemplo. As usinas estão em plena construção e ninguém mais questiona. Se houvesse um probleminha lá, estava todo mundo colocando nos jornais."

Hubner, que participou da abertura da 14ª Reunião Ibero-Americana de Reguladores de Energia, que segue até sexta-feira, na capital baiana, disse também acreditar que o andamento do processo é "uma vitória" da Aneel. "Conseguimos fazer o leilão e temos certeza que vamos vencer todas as batalhas para implantar esse empreendimento", afirma.

Ele admite, porém, que a agência poderia ter trabalhado mais na divulgação do projeto. "Uma coisa que a gente poderia melhorar é o esclarecimento adequado da população, ampliar esse debate, que ainda está muito centralizado em pessoas que têm essa visão poética de que os rios, as florestas e a natureza é intocável", avalia.

"Quando a gente fala em construção de usina hídrica, a gente está discutindo justamente a questão ambiental", justifica Hubner. "Quando a gente não faz uma usina hídrica, a gente tem de colocar, no lugar dela, uma usina térmica, que vai despejar um mundo de gás carbônico na atmosfera, porque o consumo de energia está em crescimento."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]