Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio exterior

Paraguai oferece incentivos fiscais

O Paraguai quer atrair o investimento das empresas industriais paranaenses por meio incentivos tributários. Autoridades do país estiveram ontem em Curitiba para apresentar aos empresários paranaenses as vantagens oferecidas aos "hermanos" brasileiros. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

"O brasileiro tem qualidade e o Paraguai mão-de-obra", resume a a Cônsul Geral do Paraguai em Curitiba, ministra Maria Carmen Gutierrez Lezcano. As vantagens oferecidas pelo país vizinho se concentram no regime de Maquila, uma redução de custos de produção e tributação de 1% sobre a mão de obra e infra-estrutura paraguaia. "Queremos intensificar nosso intercâmbio comercial", diz Maria Carmen.

O Paraguai é o 15.º colocado no ranking dos países para os quais o Paraná mais exporta. Em 2005, o Paraná exportou para aquele país US$ 191 milhões de dólares, representando 2% do total das exportações paranaenses. Os principais produtos paranaenses exportados para aquele país são: adubos e fertilizantes, óleo diesel, papéis, folhas e tiras de alumínio, cervejas de malte, betume de petróleo, caixas e cartões de papel, milho para semeadura, máquinas e aparelhos para colheita.

Além de apresentar o regime de Maquila, os paraguaios também mostraram detalhes da Expo-feira internacional do gado, indústria, agricultura, comércio e serviços (Expo 2007) , que acontece nos dias 07 a 22 de julho, em Mariano Roque Alonso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.