
Com saldo de 12.036 empregos criados em agosto (diferença entre contratações e demissões), o Paraná liderou a criação de empregos da Região Sul. O nível de emprego (quanto aumentou o estoque de trabalhadores com carteira assinada) subiu 0,61%. Santa Catarina registrou aumento de 0,50% e o Rio Grande do Sul, queda de 0,03%. De janeiro a agosto o Paraná também lidera, com alta de 6,31%. Foram criadas 117.319 vagas no estado em 2007.
Nos oito primeiros meses do ano, quem mais empregou no estado foi o setor de alimentos e bebidas (saldo de 25,8 mil empregos), seguida pelo comércio varejista (13 mil), construção civil (8,5 mil) que vem elevando o nível de contratação com a alta das facilidades de crédito e da renda e o setor têxtil (8 mil).
Nenhum setor registra saldo negativo ao longo do ano. Mesmo a indústria madeireira e do mobiliário, que demitiu durante dois anos devido a perdas de rentabilidade causadas pela valorização do real, tem saldo de 3,2 mil contratações no período. Outro setor que chama a atenção é o do ensino, com contratações em alta (4 mil empregos).
Tomando-se isoladamente o mês de agosto, quem mais empregou foi a indústria de transformação (5,6 mil), seguida pelo comércio (2,8 mil) e pelo setor de serviços (2,4 mil).



