• Carregando...

O Paraná não será afetado pela paralisação dos portuários que pode ser iniciada em todo país no fim desta semana. A informação foi confirmada pela Administração dos Portos do Paraná (Appa) na manhã desta quarta-feira (3).

Os servidores que podem aderir à greve trabalham em portos administrados pela União e são estatutários. O motivo da greve é a intervenção feita pelo governo federal no fundo de pensão Portus, em 23 de agosto de 2011.

A Appa informou que os portuários do Paraná foram contratados por essa autarquia, ligada ao governo do estado. São funcionários concursados e que têm o regime de trabalho regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Os cerca de 700 portuários do Paraná não têm o fundo de pensão Portus e não participam dessa manifestação. Eles atuam na administração e controle operacional dos terminais.

O vice-presidente do sindicato da categoria (Sintraport) no Paraná, Orlei dos Santos Ferreira, confirmou que não haverá paralisação do estado.

Paralisação nacional

Cerca de 40 mil trabalhadores de portos administrados pela União em todo o País podem entrar em greve nos próximos dias, informou o vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários, Everandy Cirino dos Santos. A paralisação será definida durante o encontro nacional da categoria, a ser realizado nesta quinta e sexta-feira, em Santos (SP).

A ideia é fazer uma paralisação nacional de advertência, com duração de 24 horas e, em seguida, iniciar uma greve por tempo indeterminado. Os detalhes serão definidos em assembleia, com comunicação prévia aos usuários dos portos.

A Secretaria Especial dos Portos afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o grupo responsável pela negociação do Portus está avaliando a situação e não prestou mais explicações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]