O governador Beto Richa (PSDB) confirmou nesta quinta-feira (4) o repasse de R$ 6,2 milhões para a desapropriação de terrenos que fazem divisa com o aeroporto de Londrina, Norte do Paraná. A compra das áreas na parte sul do aeroporto é a contrapartida do estado para que o governo federal faça as obras de ampliação previstas para o terminal aéreo.
O anúncio dos recursos foi feito durante a abertura da Expolondrina. Serão desapropriados 29 mil metros quadrados, onde serão construídos mais 600 metros de pista.
Além disso, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, os investimentos do governo federal preveem para o terreno a instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS CAT I), Estação Meteorológica de Superfície Classe I (EMS I), Sistema de Luzes de Aproximação (ALS I) e novo equipamento de proteção ao vôo (DVOR).
O aeroporto de Londrina tem a segunda maior movimentação de aviões e de passageiros no Paraná, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba. Atualmente, quase um milhão de pessoas passam por ano pelo terminal de Londrina. A expectativa é de que o número dobre após a ampliação.



