• Carregando...

O Paraná teve aumento de 4,2% na criação de vagas de trabalho na indústria em fevereiro de 2012, em comparação com índices de janeiro. O estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve a maior alta do país nas regiões pesquisadas, seguido de Pernambuco (2,2%), Minas Gerais (1,5%) e Rio Grande do Sul (1,3%). No Brasil, a alta na criação de vagas foi de 0,1%.

O índice positivo ocorreu mesmo com a redução na produção industrial no estado, que teve queda de 7,7% em fevereiro. A retração foi a maior registrada no País. No acumulado do primeiro bimestre de 2012, contudo, indústria paranaense registrou avanço de 2,6%.

Com relação ao aumento de empregos na indústria, segundo o IBGE, o setor de máquinas e aparelhos eletrodomésticos e o de comunicação representou a maior alta, com 31,3%, seguida pelo setor de alimentos e bebidas, com alta de 12,7% na abertura de vagas de trabalho.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2012, o Paraná também lidera o ranking de criação de emprego industrial no País. Enquanto a média nacional teve redução de 0,6%, o estado apresentou aumento de 4,4%. Pernambuco (2,2%), Minas Gerais (2,0%), Rio Grande do Sul (1,2%) e região Norte e Centro-Oeste (1,1%) também tiveram aumento.

Salários

Os resultados também foram positivos na indústria paranaense no número de horas pagas aos trabalhadores, já descontadas influências sazonais. No mês de fevereiro, em comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 1,6% nesta medição. Foi a terceira maior alta do país, atrás apenas de Pernambuco, com 2,5% de avanço e Minas Gerais (1,7%). No acumulado do primeiro bimestre, o avanço paranaense no setor fica em 1,4%.

O estado ficou um pouco a frente da média nacional tanto no mês de fevereiro quando na média do primeiro bimestre de 2012. O Brasil apresentou avanço de 1,3% no número de horas pagas aos funcionários da indústria em fevereiro. No acumulado do ano, entretanto, o índice recuou 1,1% no país.

Quanto ao valor da folha de pagamento real no Paraná, o índice de fevereiro registrou aumento de 11,8%, quarta maior alta das regiões pesquisadas. O estado aparece atrás de Pernambuco (14,4%), Espírito Santo (12,8%) e Bahia (12,6%). O destaque deste avanço na folha de pagamento paranaense foi nos segmentos de meios de transporte, alimentos e bebidas e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]