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Os níveis de satisfação dos consumidores do Paraná com os serviços de telefonia estão entre os mais altos do País, mostra a a Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgada na última sexta-feira (19) pela Anatel.

O estudo revelou que 63,9% dos paranaenses aprovam os serviços de telefonia fixa não residencial - índice mais alto do país. Na satisfação com telefones públicos, o Paraná está em terceiro lugar (43,4%). O estado é o sexto (63%) em nível de satisfação com os telefones fixos residenciais.

Em todo o Brasil, foram ouvidas quase 200 mil pessoas (199.349). Os entrevistados avaliaram a eficiência da telefonia nos quesitos de atendimento, tarifas e preços, qualidade das ligações, serviços de manutenção, informações, conta e serviços. No caso dos telefones públicos, também foram analisados itens como localização, cartões telefônicos e manutenção das cabines.

O consumidor brasileiro também opinou sobre os serviços de Banda Larga. A maioria dos pesquisados (32%) se considera "satisfeito" com a qualidade atual, enquanto 19,8% dos usuários estão "totalmente satisfeitos" e, no outro extremo, 7,9% se declararam "totalmente insatisfeitos".

A pesquisa foi realizada entre junho de 2011 e outubro de 2012, em todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Os usuários de orelhões foram entrevistados na residência, e os demais, por telefone.

Próximos Resultados

A Anatel divulga nesta terça-feira (23), em Recife, os níveis de satisfação com a telefonia celular. Na quinta-feira (25), a empresa apresenta em São Paulo os resultados da TV por Assinatura.

* Colaborou Rafael Neves, especial para Gazeta do Povo

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