Umuarama A nona cria da vaca Baleia era para ser apenas mais uma, mas o nascimento de quadrigêmeos a transformou na personagem mais comentada dos últimos dias no município de Esperança Nova, distante 55 quilômetros de Umuarama. Segundo a médica veterinária responsável pelo setor animal da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Umuarama, Rita de Cássia Tramontini, o nascimento de quadrigêmeos bovinos já é raríssimo e mais raro ainda é o fato de os quatro filhotes estarem sobrevivendo e passando bem. Rita diz que a vaca pode ter tido superovulação.
Os bezerrinhos foram paridos terça-feira à tarde na chácara de José Brischiliaro Belo. Chovia e a vaca berrava mais do que o normal na hora da cria. Belo foi ajudá-la e ficou surpreso ao ver aumentado o seu rebanho de 12 para 16 cabeças em poucos minutos. A vaca girolanda não foi submetida à inseminação artificial nem recebeu medicação especial antes da prenhez. "Foi monta natural", conta o criador, que batizou o macho de Barão e as bezerras de Baronesa, Rainha e Princesa.
"Moro na região há 40 anos e nunca vi um fato desse", disse o vice-prefeito Genival Carreira de Almeida. O técnico da prefeitura responsável pela inseminação artificial animal no município, Maurílio Vitorelli, diz que já viu o nascimento de gêmeos com vida, mas de tri ou quadrigêmeos nunca ouviu falar.
O dono da chácara informou que o touro usado na monta foi vendido e castrado há poucos dias.



