O número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego aumentou 4 mil, após ajustes sazonais, para 558 mil na semana até 8 de agosto, informou nesta quinta-feira (13) o Departamento de Trabalho dos EUA. Economistas esperavam queda de 5 mil.
A média móvel de pedidos feitos em quatro semanas - calculada para suavizar a volatilidade do dado - subiu 8,5 mil e atingiu 565 mil, o maior nível desde 18 de julho.
Na semana encerrada em 1 de agosto, o número total de norte-americanos que recebiam auxílio-desemprego caiu 141 mil, para 6,202 milhões, o menor nível desde 11 de abril. A taxa de desemprego referente aos trabalhadores com direito ao benefício e que estão recebendo o auxílio-desemprego caiu 0,1 ponto, para 4,6%.
Nos EUA, as regras para distribuição do auxílio-desemprego variam de acordo com o estado e nem todos os desempregados têm direito ao benefício.



