Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Pedidos dos bancos espanhóis ao BCE superam 400 bilhões de euros

Os bancos que operam na Espanha pediram ao Banco Central Europeu (BCE) em julho um total de 402,185 bilhões de euros, um novo recorde que eleva em 10% as solicitações feitas no mês precedente.

O número multiplica por sete os pedidos realizados em julho de 2011, segundo dados do Banco da Espanha.

Os pedidos líquidos dos bancos espanhóis ao BCE - a diferença entre as solicitações de financiamento e os depósitos - cresceram a 375,549 bilhões de euros, 11,3% mais que em junho.

Em junho de 2011, a dívida líquida dos bancos espanhóis com o organismo era de 52,053 bilhões.

Os depósitos dos bancos espanhóis perante o BCE, pelo contrário, encolheram no mês a 26,636 bilhões de euros com relação a junho, embora represente um valor cinco vezes maior do que o de julho de 2011.

No total, as entidades que operam na zona do euro pediram ao BCE em julho 1,23 trilhão de euros, 2,5% mais que no mês prévio.

Os pedidos dos bancos espanhóis representam 32% do total solicitado pelas entidades da zona do euro, o que triplica o peso dos organizamos do país nessa parcela.

A Espanha atravessa uma profunda crise econômica, com crescimento negativo e altos níveis de desemprego (24,6% da população ativa).

Em julho, os países do Eurogrupo aprovaram uma ajuda de até 100 bilhões de euros para o país sanear seus bancos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.