• Carregando...

11,5% deve ser o reajuste na tarifa de eletricidade para 2014, segundo a nova previsão do Copom. Antes, o comitê projetava aumento de 9,5%. O Banco Central ainda registrou aceleração nos preços da gasolina, cuja projeção triplicou entre fevereiro e abril, de 0,6% no ano para 1,8%. O gás de botijão também subiu, passou de 0,3% de elevação para 0,5%. Apesar desses números mais altos, a previsão do BC para o reajuste nas tarifas públicas em 2014 ficou estável em 5%.

O Banco Central (BC) admitiu, pela primeira vez, que a economia deve crescer neste ano menos do que em 2013. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, difere da anterior, que sinalizava que a expansão do país tendia a se manter relativamente estável. A instituição, agora, espera consumo e serviços se expandindo em ritmo mais moderado, diferentemente de anos anteriores, quando os dois segmentos eram importantes combustíveis para o Produto Interno Bruto (PIB).

O ritmo lento de crescimento da economia brasileira fez o BC acender a luz amarela e interromper o ciclo de alta dos juros (Selic) em 11% ao ano na reunião do Copom da semana passada, parada feita apesar de a inflação ainda demonstrar alguma resistência. Segundo as previsões da autoridade monetária para 2014, o custo de vida cedeu entre as reuniões da diretoria de abril e maio, mas ainda persiste em nível superior ao centro da meta perseguida pela instituição, um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5%.

Para Tony Volpon, diretor de pesquisas para a América Latina da Nomura Securities, o BC parou de subir juros pelo temor de provocar uma recessão no Brasil. "A principal novidade da ata da reunião do Copom de maio foi o BC reconhecer que a economia está muito fraca", observou. "O documento ratifica que o BC tem mandato duplo. O PIB muito baixo prevaleceu sobre a inflação, que nas suas projeções está fora da meta até o final de 2015", argumentou.

O documento do BC, mais enxuto que o anterior, sinaliza, segundo analistas, a manutenção da Selic em 11% ao ano nos próximos meses. A avaliação é de que apenas depois das eleições, em outubro, a instituição poderia dar início a um novo ciclo de ajuste dos juros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]