O Procon-SP notificou ontem a Pepsico, fabricante de refrigerantes Pepsi, a prestar esclarecimento sobre a promoção "Pode ser Pepsi em Dobro", que prometia entregar ao consumidor mais uma unidade da bebida no momento da compra. A campanha virou motivo de reclamação de clientes insatisfeitos pela falta do refrigerante no último fim de semana o desconto era válido para os dias 10 e 11. Os estoques duraram apenas algumas horas em algumas cidades do país.
Segundo o Procon-SP, a empresa terá de esclarecer qual quantidade de produtos destinou aos pontos de vendas e como pretende atender os consumidores que não conseguiram fazer a compra nos termos da promoção, feita em 3,2 mil estabelecimentos de 20 cidades do país. A Ambev diz que foi distribuído, para o fim de semana, um volume equivalente a 30 dias de vendas.
Transtornos
O Grupo Pão de Açúcar, com a assinatura conjunta da Pepsi, publicou anúncios em jornais e tevê lamentando o problema: "Pode ser que você não tenha encontrado sua Pepsi no Pão de Açúcar. Comunicamos que devido ao grande sucesso da promoção Pode ser Pepsi em Dobro, nossos estoques dos produtos da linha Pepsi acabaram antes do esperado. Lamentamos o fato ocorrido e qualquer transtorno que tenhamos causado aos nossos clientes."
Segundo o grupo varejista, foram solicitadas 60 carretas adicionais do produto à Ambev, responsável pela distribuição da bebida, ao ser contabilizado o impacto da promoção. No entanto, apenas um terço desse volume foi entregue. Também foi acordado com a empresa de bebidas a substituição por outros refrigerantes da marca, mas, ainda assim, não foi possível atender à demanda.
A campanha publicitária dizia que a promoção só seria válida enquanto durassem os estoques naqueles dias. Mesmo assim, os consumidores se sentiram lesados. No Twitter, um internauta fez uma brincadeira com o nome da campanha. "Pode ser Coca?", completando: "Pepsi deixando mais claro uma de suas fraquezas e de quebra mostrando as maiores forças do concorrente".
Afago
A Pepsi anunciou ontem que 5 mil consumidores que se frustraram por não conseguir participar da promoção vão receber de presente uma caixa com 12 latinhas do produto. Para a diretora de marketing da Pepsi, Luciana Fortuna, a promoção "superou em muito as nossas já altas expectativas". Segundo ela, 3 milhões de pessoas participaram da promoção, comprando uma Pepsi e ganhando uma segunda de graça.



