Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crescimento

Pesquisa chinesa sugere expansão industrial sustentada no país

Esse é o oitavo mês consecutivo durante o qual o PMI se manteve acima da marca dos 50. Índice visa oferecer visão resumida e pontual das condições econômicas na indústria

O enorme setor manufatureiro da China cresceu em outubro no ritmo mais acelerado dos últimos 18 meses, mostrou uma pesquisa neste domingo (1º), e economistas dizem prever que esse impulso se mantenha nos próximos meses.

O índice PMI divulgado pela Federação Chinesa de Logística e Compras subiu para 55,2 no mês passado, o nível mais alto desde abril de 2008. Em setembro, tinha chegado a 54,3.

Foi o oitavo mês consecutivo durante o qual o PMI se manteve acima da marca dos 50. O índice, que visa oferecer uma visão resumida e pontual das condições econômicas na indústria, chegou a cair para 38,8 em novembro passado, quando a crise financeira global estava no auge.

O pesquisador Zhang Liqun, do Centro de Pesquisas sobre Desenvolvimento, um instituto de pesquisas subordinado ao Conselho de Estado, o gabinete chinês, disse que o relatório indica que a economia chinesa se encontra firme no caminho da recuperação. Ele disse que os avanços nos sub-índices de importações e nos novos pedidos de exportação refletem o aumento da demanda tanto interna quanto no exterior.

"Tudo isto indica que o crescimento econômico vai se acelerar no futuro e que o índice de crescimento no quarto trimestre deve chegar a 9,5 por cento", disse ele.

O crescimento anual do PIB chinês acelerou de 7,9 por cento no segundo trimestre deste ano para 8,9 por cento no terceiro trimestre.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.