Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Petróleo e gás

Pesquisa mapeia dificuldades para fornecer à Petrobras

As micro e pequenas empresas precisam de suporte para treinar mão de obra, obter linhas de financiamento, entrar em contato com certificadoras e orientação sobre licitações para aumentar a participação no fornecimento à Petrobras. Esse é o resultado de uma pesquisa encomendada pelo projeto Cadeia do Petróleo, uma parceria do Sebrae com a Petrobras que tem como meta aumentar a participação de fornecedores locais de pequeno porte nos projetos da estatal.

O principal foco no Paraná são as obras da Repar, refinaria localizada em Araucária (região metropolitana de Curitiba), que demandam um investimento de quase R$ 10 bilhões e chegam no ano que vem a seu período mais intenso. Na metade do ano, além das obras, que empregarão mais de 10 mil pessoas, haverá uma parada técnica para manutenção. As principais partes do projeto estão sendo executadas por sistemistas – grandes construtoras, fornecedores de máquinas e serviços. Estas, por sua vez, compram equipamentos e serviços, muitas vezes de pequenas empresas.

Necessidades

Segundo a pesquisa do Sebrae, que ouviu 15 sistemistas, suas maiores necessidades são serviços que estão fora do perfil técnico do projeto, como vans para transportar funcionários, consultores de recursos humanos, aquisição de veículos e planos de saúde. A sondagem também constatou que essas empresas precisam comprar material elétrico, computadores, tintas e equipamentos de proteção para seus funcionários, entre outros itens.

Apesar de haver fornecedores na região metropolitana de Curitiba, muitas vezes eles não estão habilitados para fornecer à Petrobras, que exige o cumprimento de normas técnicas, ambientais, de segurança do trabalho, entre outros critérios. "Os investimentos na Repar vão até 2012, então ainda há tempo para as empresas se cadastrarem para se tornarem fornecedoras", diz Pedro Cesar Rychuv, consultor do Sebrae.

Entraves

Na mesma pesquisa, foram ouvidas 260 pequenas empresas da RMC para entender suas dificuldades em participar do projeto. O interesse dos empresários é grande, 76% disseram que querem fornecer para a Petrobras, mas apenas 24% procuraram informações sobre como fornecer à petroleira – falta de mobilização que levou o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a dizer na semana passada que o empresariado do estado "dorme" diante do pré-sal. Entre os maiores obstáculos para atender os critérios da Petrobras estão a necessidade de pagar um plano de saúde para os funcionários, obter certificados de qualidade e a implementação de programas para gestão de resíduos e treinamento da mão de obra.Para as empresas interessadas, o Sebrae tem programas de treinamento que podem ajudar a superar algumas dessas barreiras. Até hoje, 160 empresas já passaram pelo projeto de petróleo e gás da instituição. Um grupo de 40, que já são fornecedores da Petrobras, formou a Redepetro, que também tem informações sobre os procedimentos para o cadastro junto à petroleira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.