• Carregando...

Previdência

Número de contribuintes aumenta

Agência Estado

Rio de Janeiro - O número de contribuintes para a Previdência no Brasil subiu 5,9% em 2008 ante o ano anterior, segundo revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, das 92,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade ocupadas no país no ano passado, 48,1 milhões, ou 52,1%, eram contribuintes.

A Pnad revelou também um aumento no número de trabalhadores associados a sindicatos no ano passado, que representaram 18,2% do total de brasileiros ocupados, somando 16,8 milhões de sindicalizados. Em 2007, os associados a sindicatos representavam 17,7% dos ocupados e somavam 15,9 milhões de trabalhadores.

Rio de Janeiro - O grupo de pessoas que moram em domicílios em que o celular é o único telefone se tornou maioria em 2008. Ele superou, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de usuários que possuem aparelho móvel e fixo, ou que têm apenas o telefone convencional.

A pesquisa do IBGE mostrou que 39,4% dos brasileiros moram em residências apenas com telefone móvel. Enquanto 38,7% moram em domicílios com celular e fixo e apenas 4,8% vivem em casas onde há apenas o aparelho convencional. No Paraná, a realidade é um pouco diferente: 37% da população tem apenas o celular e 46,4% têm os dois tipos de aparelho. O número de paranaenses que não tem nenhum tipo de telefone é maior que a média do país, 5,6%.

Na avaliação de Juarez Quadros do Nascimento, ex-ministro das Comunicações, dois movimentos explicam a crescente adesão exclusiva à telefonia móvel: parte das pessoas abandonou o fixo que tinha em casa enquanto os demais tiveram como primeiro aparelho telefônico um celular. "As pessoas saem de casa cedo, voltam tarde. Elas se questionam por que pagar uma mensalidade cara, para a realidade brasileira, dos telefones fixos. O advento do pré-pago permitiu isso'', afirmou.

Agosto

No mês passado, o Brasil chegou à marca de 164,5 milhões de celulares em agosto. Isso quer dizer que, de cada 100 brasileiros, 85,91 têm acesso à telefonia móvel. Do total de celulares, 135 milhões são pré-pagos, o que equivale a 82% do total. Apenas em agosto, foram vendidos 2,6 milhões de celulares.

Entre as operadoras, a Vivo manteve a liderança, com 29,38% do mercado. Na sequência estão Claro (25,45%), TIM (23,83%), Oi (20,97%).

Internet

Também houve aumento no número de domicílios com computador e acesso à internet. Segundo a Pnad, 31,2% das residências possuem computador e 23,8% têm acesso à rede mundial de computadores. No Paraná, esses índices são maiores: 42,6% e 32,1%, respectivamente.

Mas, diferentemente do que ocorre com os telefones, a presença de computador em casa está longe de ser universalizada. Mais de 55% dos lares paranaenses e quase 70% dos brasileiros não possuem o equipamento.

O eletrodoméstico mais comum nos domicílios brasileiros é o fogão (98,2%), seguido da tevê (95,1%), geladeira (92,1%) e rádio (88,9%). O freezer é o equipamento mais raro: está presente em 16% das casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]