• Carregando...

A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que descobriu indícios de petróleo no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos, o mesmo campo que marcou a autossuficiência brasileira em petróleo em 2006.

Em operação desde essa época por meio da plataforma P-50, com capacidade para produzir 180 mil barris diários, o campo de Albacora Leste foi descoberto em 1986 pela Petrobras, operadora do ativo em consórcio com a Repsol-YPF.

De acordo com o site da ANP, o poço 6BRSA811DRJS indica que a empresa está buscando reservas mais profundas. "O número 6 na frente (do nome do poço) quer dizer que é um poço exploratório para jazidas mais profundas", informou a assessoria.

Segundo a assessoria da Petrobras, a nova campanha pode também objetivar informações sobre a extensão do campo, "o que é feito normalmente no dia a dia em outros campos", para garantir a manutenção ou mesmo expansão da produção da empresa, hoje em torno dos 2 milhões e barris diários.

A taxa de declínio de produção dos campos da Petrobras varia entre 5% e 10% por ano, segundo estimou na sexta-feira o diretor financeiro da empresa, Almir Barbassa. Ele informou que este ano a empresa coloca em operação plataformas para adicionar 480 mil barris à produção da companhia, sendo 80 mil do campo da empresa na parte norte-americana do Golfo do México.

Entram em produção este ano, além de Cascade-Chinook (3º trimestre), nos Estados Unidos, os projetos Uruguá-Tambaú (2º trimestre); Cachalote e Baleia Franca (2º trimestre); Teste de Longa Duração Guará (3º trimestre); Mexilhão (3º trimestre); Piloto de Tupi (4º trimestre); e TLD Tupi Nordeste (4º trimestre).

A meta de produção média da Petrobras em 2010 é de 2,1 milhões de barris diários de petroleo, 6,6 por cento a mais do que a média registrada em 2009 (1,970 milhão bpd).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]