Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Refino

Petrobras adapta sua estratégia

A queda nas vendas de gasolina levou a Petrobras a mudar a gestão de suas refinarias. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção de gasolina no país teve redução de 3% até outubro, para 16,4 bilhões de litros. O Brasil é exportador do combustível, mas os mercados americano e europeu também vêm enfrentando retração. Além disso, a estatal não consegue a mesma rentabilidade em suas vendas externas porque a gasolina brasileira não atende padrões de qualidade dos principais consumidores.

"A Petrobras dispõe de certa flexibilidade para adequar seu perfil de produção ao perfil de demanda, tanto interna como externa", comenta a empresa, em nota enviada à reportagem, na qual confirma a estratégia de reduzir a produção. "O principal motivo para essa adequação na produção foi a redução do mercado para esse derivado, para a qual contribuiu efetivamente o expressivo avanço no consumo de álcool hidratado."

Segundo especialistas, a manutenção da tendência de crescimento do consumo de etanol depende da política de preços da Petrobras para a gasolina. O preço do combustível está praticamente estável para o consumidor final desde 2005 – houve dois reajustes no período, mas que não chegaram às bombas por conta de alterações na carga tributária.

Desde outubro, os preços da gasolina e do diesel estão acima dos patamares praticados no exterior, estratégia que garantiu à área de refino da Petrobras um lucro de R$ 5,6 bilhões nos nove primeiros meses de 2009, reduzindo o impacto da crise sobre a saúde financeira da companhia.

"O preço da gasolina é quase um preço controlado, enquanto o do etanol é livre e segue as variações do mercado", comenta o consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). "Para a Petrobras, a solução é produzir menos gasolina", completa Pires. A estatal sabe disso e já reduziu o volume do combustível em seus novos projetos de refino. A refinaria de Pernambuco e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, por exemplo, não produzirão gasolina. O parque atual de refino também está sendo preparado para produzir mais óleo diesel.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.