• Carregando...

A Petrobras informou nesta terça-feira (7) que o parque de refino da companhia no Brasil processou, em média, 2,034 milhões de barris por dia de petróleo entre janeiro e novembro de 2013, um crescimento de 8% em relação aos 1,897 milhão de barris por dia verificados no mesmo período de 2012, "obedecendo aos mais rigorosos princípios de segurança". "O alcance desse novo patamar de operação decorre da melhor performance obtida com a entrada em funcionamento de novas unidades de qualidade e conversão desde 2012, além da otimização dos processos de refino e da remoção de alguns gargalos na infraestrutura de movimentação de petróleo e derivados", diz a companhia, no comunicado.

A Petrobras diz ainda que "cumpre rigorosamente a programação e todas as normas e procedimentos de manutenção das instalações de refino, seguindo os dispositivos que regulamentam tais procedimentos e periodicidade - Normas Regulamentadoras NR-13 e NR-10, ABNT 15.417, N- 2.555, API-510 e API-570, cabendo às unidades manterem atualizadas os certificados SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos) emitidos pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)". Segundo a estatal, o IBP, em última instância atesta e formaliza a competência das equipes das unidades de refino em manter a integridade física de suas instalações.

O comunicado da Petrobras foi divulgado em um momento em que sindicalistas e especialistas apontam a sobrecarga das unidades como a principal causa dos recentes acidentes nas refinarias do País. em menos de 40 dias, foram cinco acidentes em diferentes unidades do país, todas na área de coque. O último ocorreu no sábado, na Refinaria Duque de Caixas (Reduc), no Rio de Janeiro, atingida por um incêndio. Segundo a estatal, a produção deverá ser retomada até sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]