• Carregando...

A Petrobras informou nesta quinta-feira que registrou um recorde de produção de gasolina tipo A em janeiro.

O volume produzido foi de 1,816 milhão de metros cúbicos, o que representa um aumento de 2,36 por cento em relação ao recorde anterior, de 1,774 milhão de metros cúbicos, registrado em dezembro de 2010.

A gasolina tipo A é a que sai da refinaria pura, sem ainda ter recebido a mistura de etanol.

"Este recorde é resultado dos esforços da companhia para atender ao mercado brasileiro sem recorrer a importações. Para atingir este objetivo, foram alteradas condições operacionais das unidades de processo e otimizadas as misturas de naftas", declarou a companhia em comunicado.

O aumento da produção se dá em meio a um período de consumo explosivo de combustíveis no Brasil.

Não havia executivo da Petrobras disponível para fazer mais comentários.

No início do mês, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou à Reuters esperar que as importações de gasolina em 2011, utilizadas para cobrir o aumento do consumo, fiquem abaixo das registradas em 2010.

A Petrobras precisou importar cerca de 3 milhões de barris de gasolina no ano passado, a primeira vez em muitos anos, devido ao aumento da demanda pelo combustível associado ao preço mais vantajoso frente ao etanol, que teve o preço elevado no período da entressafra.

Neste momento, novamente no período da entressafra, está mais vantajoso para os donos de veículos flex abastecer com o combustível fóssil, em detrimento do etanol, na maior parte do país.

Com a vantagem da gasolina, há uma queda na comercialização de etanol no mercado interno.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou nesta quinta-feira que as vendas de etanol pelas unidades produtoras da região centro-sul no mercado interno alcançaram 1,8 bilhão de litros em janeiro, 14,2 por cento abaixo do volume registrado em dezembro.

As vendas de gasolina da Petrobras cresceram 17,8 por cento no ano passado, na comparação com 2009.

A Petrobras também informou anteriormente que obteve um recorde de venda de gasolina no país, em um volume de 1,966 milhão de metros cúbicos (399 mil bpd).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]