Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Petróleo

Petrobras avalia investir na Venezuela após suspensão das sanções dos EUA

Petrobras
Jean Paul Prates afirma que Petrobras ainda avalia as possibilidades de investimento na Venezuela após suspensão de sanções. (Foto: Antonio Lacerda/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta quinta (19) que considera “seriamente” investir na indústria de petróleo da Venezuela após os Estados Unidos suspenderem sanções contra o país por seis meses. A estatal já teve negócios no país vizinho no passado, como sócio na PDVSA em projetos de exploração e na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, alvo de investigações da operação Lava Jato.

“Vamos colocar a Venezuela no mapa de novo. A [suspensão] das sanções nos inspiram a pensar em seriamente considerar investimentos na Venezuela. E, absolutamente, pelo amor de Deus, não tem nada a ver com questões ideológicas ou políticas que possa haver entre os países, entre os dirigentes, etc”, disse em entrevista à Agência Epbr.

Esse investimento se justifica, diz, pela Venezuela ser “a maior reserva de petróleo do mundo, maior que a da Arábia Saudita”. “Às vezes as pessoas ou não sabem ou até esquecem disso, e eles estão muito necessitados de investimentos lá”, completou.

Prates avalia que a suspensão das sanções pelos EUA é uma decisão estratégica mirando a futura escassez de petróleo no mundo. Para ele, o país está “olhando 30 anos à frente, não estão olhando agora”. “A Venezuela é um dos países que têm condições de produzir as últimas gotas de petróleo do mundo. Se atrasar esse processo, vai perder o trem da história”, justifica a intenção de investir no país.

VEJA TAMBÉM:

Ele afirmou, ainda, que a possibilidade de investimento na Venezuela está apenas no início e que a estatal não analisou as possibilidades. O executivo afirmou, no entanto, que esta é uma demanda que vai chegar.

“Até porque o presidente Lula tem um papel importante de liderança na América Latina, é esperado dele. Vai chegar para ele essa demanda, se é que já não chegou, de ‘olha, o que que a gente América Latina pode fazer com isso’”, afirmou.

Segundo Jean Paul Prates, a Petrobras também vê a possibilidade de investir em outros países sul-americanos com “recursos energéticos importantes”, como Bolívia, Argentina e Colômbia.

“Nós precisamos organizar isso aqui. Nós seremos protagonistas importantes. Nós Brasil e dentro do Brasil, a Petrobras será protagonista nas discussões. E aí vamos tomar as decisões. Você perguntou ‘influencia os planos?’ Certamente vai influenciar”, completou.

Ainda durante a entrevista, Prates afirmou que a Petrobras já vinha sinalizando interesse em investir na Venezuela, em especial após a petroleira norte-americana Chevron retomar ações no país mesmo em meio às sanções dos EUA.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.