Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
petróleo

Petroleiras alertam para queda nos investimentos

Se o Brasil não for capaz de realizar ajustes no arcabouço regulatório e em áreas fiscais, jurídicas e ambientais, será possível observar uma redução dos investimentos de grandes petroleiras no país, alertaram representantes da indústria petrolífera em evento na sexta-feira.

No setor energético, a área de petróleo e gás é a que mais deverá atrair investimentos ao país nos próximos dez anos, cerca de R$ 800 milhões, o que dá uma ideia do que está em risco.

"Só vou conseguir investir no Brasil ou em qualquer outro país se as condições forem propícias, acho que a batalha é por competitividade", afirmou o vice-presidente de relações públicas da norueguesa Statoil, Mauro Andrade. "A batalha por competitividade é algo que o governo brasileiro pode ter em mente, mas soluções talvez não estejam sendo tomadas na velocidade desejada."

O executivo da Statoil destacou, entre outras mudanças, a necessidade de previsibilidade de rodadas de licitações de blocos exploratórios de petróleo e a busca por um aprimoramento dos licenciamentos ambientais.

O secretário-executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Antonio Guimarães, afirmou que os licenciamentos ambientais poderiam ser mais rápidos.

"O processo de licenciamento ambiental está ‘n’ vezes mais complexo", destacou, também questionando a atual política de conteúdo local, que deveria servir efetivamente para estimular a atividade industrial. "É assim como o remédio: pode trazer bem, mas o mesmo pode trazer o mal", disse. Segundo ele, a indústria local não conseguiu acompanhar os investimentos no setor e se tornou um gargalo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.