Os preços do petróleo sofreram uma forte queda nesta quinta-feira (12) em Nova York, com o mercado apostando em um possível atraso do início do embargo à produção iraniana por parte da Europa.
O barril do "light sweet crude" para entrega em fevereiro fechou a 99,10 dólares no New York Mercantile Exchange, em baixa de 1,77 dólar em relação à quarta-feira.
Após permanecer no azul pela maior parte do pregão, os preços do petróleo inverteram bruscamente a tendência minutos antes do encerramento da sessão.
"O embargo (europeu) sobre o petróleo iraniano parece ir com um atraso de seis meses, o que derrubou os preços", comentou Matt Smith, da Summit Energy (grupo Schneider Electric).
Os dirigentes europeus devem decidir sobre um novo conjunto de sanções europeias na reunião programada para o dia 23 de janeiro, que poderá aprovar o embargo sobre a compra de petróleo iraniano.
Os preços estão sendo alentados há semanas pelas tensões entre os países ocidentais e o Irã, envolvendo o programa nuclear de Teerã.
Na manhã desta quinta-feira, fontes diplomáticas garantiram que a UE está inclinada por um período de transição de seis meses.
"A maior parte do pregão transcorreu no azul, sustentado pela alta do euro", destacou Matt Smith.
O euro ganhou força com as emissões de bônus da dívida de Itália e Espanha, e por comentários positivos do presidente do Banco Central Europeu sobre a economia do velho continente.



