O mercado global de petróleo pode se estabilizar se os preços subirem para cerca de 90 dólares o barril, e é provável que isso aconteça na segunda metade de 2010, afirmou neste sábado o ministro de Minas e Energia da Argélia, Chakib Khelil.
"Um preço que garanta a estabilidade do mercado de petróleo precisa evoluir para cerca de 90 dólares o barril. Isto pode ser alcançado entre a metade e o fim de 2010", disse ele segundo a agência de notícias oficial argelina APS.
Khelil atribuiu o atual preço do petróleo, de cerca de 72 dólares o barril, a fatores como queda dos estoques, a decisão da Agência Internacional de Energia de elevar sua previsão de demanda mundial e um aumento no consumo de combustíveis nos Estados Unidos.
Ele também citou a expectativa de uma recuperação econômica na China e nos Estados Unidos e boa condescendência dos membros da Opep ao último corte de produção.
Mas Khelil disse que os preços podem cair para entre 65 e 70 dólares pelo resto do ano.
"Eu não acho que os preços continuarão a aumentar. Eles podem se estabilizar ou talvez cair para 65 ou 70 dólares o barril", disse.



