i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Atividade econômica

Por que as previsões para a economia estão piorando – e as cartas que Guedes tem na mão

  • Célio MartinsPor Célio Martins
  • 28/02/2020 19:25
China é o principal destino do minério de ferro do Brasil
Exportação de minério de ferro pode ser prejudicada com queda da economia chinesa.| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

A disseminação do coronavírus além das fronteiras da China levou pânico aos mercados financeiros nos últimos dias e trouxe mais preocupações sobre os rumos da economia. Desde o início do ano, o otimismo já vinha cedendo lugar a previsões mais tímidas. Agora, com os riscos de uma pandemia, as incertezas são maiores. Em meio a muitas dúvidas, pelo menos uma coisa nesse cenário já é dada como certa: a economia do país em 2020 vai crescer menos que o previsto meses atrás.

O governo ainda não tem nova previsão de crescimento do PIB, estimada anteriormente em 2,4%, mas o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse na quinta-feira (27) que a Secretaria de Política Econômica (SPE) deverá rodar em breve uma nova projeção para a economia em 2020. “O que está em dúvida é qual vai ser o impacto do coronavírus no crescimento mundial. Se a gente tiver uma queda muito forte, afeta todo o mundo, e o Brasil também”, afirmou.

O boletim Focus divulgado na quarta-feira (26) pelo Banco Central (BC), que reúne levantamento feito com mais de 100 instituições financeiras, baixou a previsão de crescimento de 2,23% para 2,20%. Foi a segunda queda consecutiva do indicador, redução essa feita antes dos novos focos de coronavírus, especialmente na Itália, com grande impacto em toda a Europa.

Cortes nas projeções de crescimento da economia brasileira em 2020 vêm sendo feitos seguidamente por instituições financeiras. Na semana passada, os bancos Barclays, Citibank, BNP Paribas, ABC Brasil e MUFG Brasil revisaram para baixo as suas estimativas, engrossando um time que já contava com Santander, UBS e JP Morgan. O mais pessimista nesse grupo é o BNP Paribas, que reduziu de 2% para 1,5% a projeção de crescimento do PIB brasileiro. O JPMorgan, depois de ter cortado a estimativa de 2% para 1,9% no início de fevereiro, reduziu mais ainda, para 1,8% nesta semana.

As previsões menos otimistas vêm na esteira de um "mau humor" global. Em nota dirigida aos ministros de Finanças e gestores de bancos centrais de países do G20, na quarta-feira (26), o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a disseminação do coronavírus para outros países pode inviabilizar uma recuperação projetada “altamente frágil” para a economia global em 2020.

Exportações para a China

O economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otavio de Souza Leal, diz que um dos principais motivos que levaram a instituição a cortar as projeções de crescimento da economia do país de 2,5% para 2% é “o efeito direto da redução da atividade econômica na China nas exportações brasileiras, principalmente soja e minério”. O economista observa, entretanto, que para avaliar o impacto do coronavírus na atividade econômica do Brasil é preciso monitorar as cadeias produtivas e a confiança dos agentes econômicos daqui para a frente.

“Por enquanto, não houve uma piora expressiva na confiança dos empresários e dos consumidores. Já no caso das cadeias produtivas, o impacto pode não ter o efeito como ocorreu na greve dos caminhoneiros, que parou o país totalmente por uma semana, mas depois tudo voltou a funcionar logo em seguida. O grande risco agora é faltar matéria prima para a indústria, com bloqueio nas cadeias de suprimento”, alerta.

Fabricantes de eletrônicos já reportam falta de peças vindas da China. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, disse ao "Estado de S. Paulo" que até 30 mil funcionários do setor – principalmente de fabricantes de celulares – devem ter a rotina alterada no curto prazo por redução de jornada ou férias coletivas. Segundo ele, pesquisa com 50 empresas revelou que a produção no primeiro trimestre deve ficar 22% abaixo da estimada anteriormente.

Queda na demanda global

Para o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, a crise mundial pode afetar o mercado brasileiro de três formas: queda na demanda global, menor oferta de insumos e redução dos preços de commodities. Em entrevista publicada pelo jornal "O Globo" na quinta-feira (27), Sachsida disse que os técnicos acompanham com cautela o cenário nessas três frentes.

“Se o resto do mundo cresce menos, o Brasil acaba crescendo menos também”, declarou o secretário diante de dados pessimistas sobre e economia global.

Em relatório, a Guide Investimentos, prevê que “as medidas de restrição à mobilidade impostas pelo governo chinês, na tentativa de conter a disseminação do vírus, reduzem a demanda no país asiático, e, em menor grau, a mundial, criando uma pressão negativa sobre as exportações brasileiras”. Segundo a consultoria, as mesmas medidas interrompem o fluxo de bens de capital para a economia brasileira, configurando uma redução na quantidade de insumos disponíveis para produzir.

Na avaliação de Guto Ferreira, analista político-econômico da consultoria Solomon’s Brain, não é só o coronavírus que pode atrapalhar os negócios no Brasil. Para ele, a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tirar o Brasil da lista de países em desenvolvimento, pode afetar alguns setores da economia por aqui.

“Com a retirada, diversos setores da nossa economia não estarão mais protegidos e serão prejudicados. Tudo isso alinhado forma um cenário de crescimento bem abaixo das previsões”, conclui, apesar de ainda apostar em expansão de 2,1% do PIB nacional.

Medidas do governo

Mesmo antes do pânico decorrente do coronavírus, setores da economia nacional já manifestavam preocupação os rumos da economia. Às vésperas do carnaval vieram a público informações de que o presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, medidas para garantir crescimento de pelo menos 2% do PIB.

Entre as "cartas na manga" que Guedes teria para tentar entregar o que Bolsonaro está cobrando estão mudanças no sistema tributário (reforma tributária), as alterações de regras no serviço público (reforma administrativa), privatizações e abertura do mercado de saneamento.

Além dessas medidas, três propostas de emenda constitucional (PECs) em tramitação no Congresso são classificadas como prioritárias. Uma delas, a PEC dos Fundos Públicos, possibilita o uso de recurso de mais de 200 fundos, os quais recebem R$ 32 bilhões por ano, para abatimento da dívida pública. A outra medida é a chamada PEC Emergencial, que estabelece regras para conter o aumento de despesas públicas, como a redução de salários e da jornada de servidores públicos em até 25%. E está na lista ainda a PEC do Pacto Federativo, que descentraliza repasse de recursos da União para estados e municípios e cria mecanismos para controle de gastos em caso de crise financeira.

Mas para levar em frente essas propostas o governo precisa dos deputados e senadores. Com os atritos recente de Bolsonaro com o Congresso, surgiram dúvidas sobre as possibilidades de o governo conseguir o apoio necessário para aprovação das matérias. E há quem aposte num maior protagonismo do Congresso, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, à frente.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 3 dias

    Se quer investimento estrangeiro no Brasil, parem com este absurdo desrespeito à com a Floresta Amazônica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      natalin

      ± 21 horas

      extrema esquerda se cagando de ver nosso sucesso. chupa o décimo dedo do larápio ******.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      natalin

      ± 21 horas

      paranaense- com certeza tu tens o cu na cabeça, pois só falas *****.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • L

    luiz antonio kesselring

    ± 3 dias

    Ao deparar com um "por que" no título do artigo, meu cérebro adota automaticamente uma conotação inquisitiva ao percorrer a frase mas ao chegar ao fim não encontrando o ponto de interrogação estanca, pera aí é uma interrogação ou não? Releio a frase, e me parece ser uma afirmação, deixa prá lá, são os novos tempos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Anderson

      ± 3 dias

      A retirada de capital estrangeiro do Brasil bateu recordes historicos em 2019, mais de 50 bilhões de dólares foram retirados, só neste ano, mais de 25 Bilhões já foram retirados do Brasil, é mais do que notável a desconfiança mundial neste governo insano e mentiroso, governo que fica mentindo que preserva meio ambiente e que a culpa do desmatamento é do pobre, fazendo manipulação cambial agora, que não respeita pessoas diferentes da ideologia extremista e ataca verbalmente muitos, vide imprensa, negros, índios, artistas famosos e até esposa do presidente francês... Só Bolsominion pra acreditar nesse governo mesmo... Pobre que vota em Extrema direita é de chorar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • N

        natalin

        ± 20 horas

        tu tens o cu na cabeça pois só falas *****. chupa o décimo dedo do larápio, comunista comedor de criancinhas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • A

      Anderson

      ± 3 dias

      Levando a taxa de juros a 4,25% e cobrando juros pré fixados através da caixa para financiamento imobiliário com juros de 8 a 9,75% pro povo comprar casa, fazer o povo trabalhar até os 65 anos para que se tenha retorno de todo o dinheiro depositado ao INSS, permitir que os militares se apossemtem cedo com paridade e integralidade salarial, querer cobrar imposto de quem recebe seguro desemprego através da carteira verde, governo que só governa para ricos, o pobre se ferrando na mão da extrema direita

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • N

        natalin

        ± 20 horas

        saudades da anta ?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • J

      julio marcos Correia

      ± 3 dias

      As cartas???? Pergunta no Posto Ipiranga... Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        Weber

        ± 4 dias

        Infelizmente muitos políticos do nosso congresso não pensam no bem do Brasil, mas em suas carreiras políticas. Acredito que existe vida após a morte, tenho certeza, e ai desses políticos desonestos, vão queimar no inferno.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MAURO LEO DA SILVA

          ± 4 dias

          Governo JÁ deu errado. Desculpe, mas achar que essa malta estulta que nos governa tem alguma capacidade administrativa, é quase o mesmo que acreditar em coelho da páscoa, papai noel, gnomos, etc.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • N

            natalin

            ± 20 horas

            sim já deu errado para os comunistas, que só querem destruir, e praqga de urubu cai no mesmo cu, ou seja, no seu.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • D

          De Faria

          ± 4 dias

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Cesar Antônio Gonçalves

            ± 4 dias

            Com um congresso e uma esquerda torcendo para o “jacaré “ fica difícil a economia interna avançar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Leandro

              ± 4 dias

              A galera é tão sem noção que acha que o Guedes vai resolver algo. A reforma e outras medidas são cenários internos que pouco interferem em cenários externos, ou seja, a demanda mundial está nem um pouco atrelada ao nós. Povo ignorante acha que o ministro ou presidente tem responsabilidade nessa recessão que estamos vendo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • P

                PAULO ROBERTO LAUER

                ± 4 dias

                Quando o PT governava a culpa era da Dilma e ou do Lula. Agora não é mais culpA do governo? Mudou de opinião?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              Ricardo Drummond de Macedo

              ± 4 dias

              Blefou e perdeu. Tá na hora de sair do jogo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Maria das Graças Sousa Guimarães

                ± 4 dias

                Paulo Guedes, um dos melhores economistas da atualidade no mundo, e sua maravilhosa equipe trabalham incansavelmente para reverter a recessão que receberam, mas além da conjuntura externa com suas oscilações, devem ainda ultrapassar a delinquência de parte do Congresso Nacional, do STF, da extrema imprensa...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • N

                  Nícolas

                  ± 4 dias

                  ... e até mesmo do próprio executivo, quando dá aquelas caneladas de discurso -- algumas bem-vindas (cpmf não), outras não (economia com a reforma da previdência). Guedes já deve estar a sentir pressão de viés populista, "do Brasil grande, rico, de crescimento acelerado" (outro vôo de galinha?). Vejamos como serão os próximos três anos. Ao menos está a se mudar alguns o paradigmas e a tentar ser responsável fiscalmente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                Alexandre Paranaense

                ± 4 dias

                Com as confusões (troll) do Presidente, fica difícil de Paulo Guedes conseguir acelerar as reformas. Populismo sem necessidade do Presidente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  FERNANDO LUIZ POZZOBON

                  ± 4 dias

                  A parte dos problemas externos o que cabe ao Brasil é a aprovação das reformas e continuar com a política econômica do atual governo que tem se mostrado adequado dentro do limite do que se pode fazer.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Ivar Nascimento

                    ± 4 dias

                    Protagonismo do Congresso sob inspiração de Maia e Alcolumbre nunca será favorável ao Brasil.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      AMAURI

                      ± 4 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Baulé

                        ± 4 dias

                        infelizmente nosso congresso e a turma do quando pior melhor pra eles tem a oportunidade de mais uma vez atravancar o progresso do país.... as pessoas de bem não podem deixar barato, vamos nos manifestar, participar e pressionar nosso congresso para avançar nas reformas muito rápido!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Fernando

                          ± 4 dias

                          E a análise foi pautada apenas nas questões externas, com uma linha sequer sobre a falta de ações concretas de Paulo Guedes mesmo depois de todas as reformas promovidas pelo Congresso e que beneficiaram as ideias do governo. Sorria, você foi enganado.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Decio mango

                            ± 4 dias

                            que bobagem..coronavirus nada mais do que uma invenção chinesa para encobrir a derrocada da economia da china... foi assim em vários anos anteriores...especulação nada tem a ver com economia...acorda gazeta

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            4 Respostas
                            • C

                              CSG

                              ± 4 dias

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Decio mango

                              ± 4 dias

                              Felício Turrão: vc e o exemplo tipico disso

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Felício Turrão

                              ± 4 dias

                              Difícil ler comentário cretino... Aí se vê que o país está na BOXTA... Quanto mais debil.mental a população, mais triste e difícil a recuperação.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fabiano JC

                              ± 4 dias

                              A China tem a política comunista, mas a economia é mais liberal que a nossa. Quase impossível manipular a economia daquela magnitude.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.